No hospital costumo dizer que temos os medrosos e os amantes da tecnologia. Em todas as áreas profissionais encontramos aqueles que adoram usufruir dos benefícios da tecnologia e suas ferramentas, e aqueles que fogem do computador como o diabo foge da cruz, e olha que estou falando do computador, nem vamos aprofundar e citar gadgets para o medo não se tornar pavor. Todos podem obter vantagens usando a tecnologia da informática aplicada na área da saúde, médicos reduzem trabalhos, pacientes diminuem visitas ao consultório sem prejuízo ao tratamento.
Um dos entraves na inserção de sistemas tecnológicos ou na evolução dos mesmos dentro da instituição se deve principalmente a estes seres medrosos da informática, mas os piores, conta a lenda, são os intransigentes, estes quebram qualquer sistema.
Mas também conhecemos experiências inéditas. Um médico, que inclusive não está mais nesta instituição, de certa forma fazia parte daquele grupo citado no início, os medrosos da tecnologia, não gostava de lançar nenhum dado do paciente no PC, até que certo dia, outro médico que adorava os avanços tecnológicos e os usava, convenceu o dito médico a começar consultar informações dos pacientes no sistema e lançar os dados de consultas, medicamentos e demais procedimentos. Gostou tanto que logo estava desfilando seu tablet pelos corredores do hospital.
Nrip Nihalani aborda em um texto, como os médicos podem economizar seu precioso tempo usando a tecnologia a seu favor, lançando mão de ferramentas tecnológicas para fazer grande parte do trabalho administrativo, completando tarefas com maior rapidez e eficiência, canalizando o tempo que irá “sobrar” para atividades clínicas, ou para a família, evitando também estresse.
Nihalani, para isso, propõe o uso de ferramentas básicas como o email, web site médico, programas e planilhas no velho excel, uso de PDAs e smartphones, software médico, como um prontuário eletrônico, tablet, PCs – Videoconferência e Teleconsultas.
E a medicina sem fio não é mais novidade, é realidade para instituições de saúde e também para usuários que podem usufruir de seus benefícios.
Todos podem obter vantagens usando a ferramentas tecnológicas aplicada na área da saúde, médicos reduzem trabalhos administrativos e até clínico, pacientes podem diminuir quantidades de visitas ao seu médico sem prejuízo para seu tratamento, muitas vezes, até melhorando a relação com seu assistente, pois o contato pode ser por um número de vezes maior, via monitoramento por algum equipamento. São as maravilhas da tecnologia, você também pode, aproveite.
Você como paciente tem percebido mudanças nesta área, os médicos com os quais você tem contato, estão adotando algum conceito tecnológico que tenha lhe beneficiado? Até mais.