Parar de fumar é uma tarefa extremamente difícil, mas que precisa ser enfrentada, pois esta prática traz enormes prejuízos para a saúde de quem fuma e até mesmo para pessoas próximas. Algumas abordagens podem representar grande ajuda para quem deseja abandonar o cigarro, acompanhamento com equipe multidisciplinar, palestras, medicamentos, e até um aplicativo desenvolvido para apoiar quem deseja parar de fumar e usa terapia de aceitação e compromisso.
Dr. Jonathan Bricker e colegas, criadores do app SmartQuit, desenvolveram uma nova abordagem para programas de cessação do tabagismo. Em vez de contar os cigarros, os fumadores são treinados para reconhecer o desejo de fumar e ensina-lhes novas maneiras de lidar com seus impulsos.
Este aplicativo tem alcançado bons resultados com seu método de abordagem para fumantes conseguirem abandonar o cigarro, sua eficiência foi comprovada em alguns estudos e até recebeu verba do governo para realizar novas pesquisas.
SmartQuit usa “terapia de aceitação e compromisso”, na qual as pessoas são treinadas para aceitar seus impulsos e deixá-los passar.
O sistema SmartQuit funciona basicamente da seguinte forma: “Tem três fases: Primeiro, os usuários respondem a perguntas sobre as coisas que são importantes para eles, como sua família e outros valores pessoais, depois eles desbloqueiam uma série de exercícios que lhes introduz a métodos para controlar seus impulsos e, finalmente, para manter o controle todas as vezes que não conseguem impedir seus impulsos.
O aplicativo, baseado nas pesquisas de Bricker, foi desenvolvido pela startup Seattle 2morrow Inc. O programa é atualmente oferecido gratuitamente no estado de Washington pelo seu Departamento de Saúde/fumantes, para quem querem abandonar o cigarro. Outros podem ter uma versão light do aplicativo gratuitamente, e tem uma versão completa que é paga. Mas por enquanto em inglês.
O aplicativo está na iTunes Store da Apple ou o Google Play Store.