O dispositivo sensor ZEO é um pequeno aparelho que tem uma faixa simples que é colocada na testa, um sensor capta os sinais elétricos emitidos pelo cérebro, os olhos, e os movimentos musculares em torno do rosto, por volta de 128 vezes por segundo, os dados coletados pelo aparelho são armazenados.
As atividades em frequências diferentes indicam o tipo de sono que está em curso (se houver), conhecidas pelos pesquisadores do sono; atividades na faixa de 11-14 indicam alguma forma de sono, o sono leve; atividade no intervalo 2-4 Hz (ondas delta) indicam sono profundo; o sono REM pode ser medido pela atividade na faixa de 30 Hz.
Melhora a qualidade do sono
Pode ser útil também para pessoas que roncam muito, por problemas como apnéia do sono.
A qualidade do sono fica comprometida e existe ainda, estudos que relatam a existência de problemas como derrame, relacionados ao ronco.
O aparelho informa quantas horas você permaneceu em cada fase do sono.
De cinco em cinco minutos um cálculo determina qual fase do sono a pessoa está (a luz, REM, profunda, ou acordado).
Como funciona o aparelho
A função do aparelho é ajudar as pessoas que não gozam de bom sono.
O usuário passa a entender como está dormindo, como está o padrão do sono.
Revelando hábitos e comportamentos que podem estar ajudando ou dificultando o sono.
Depois de analisar poderá aprender novas maneiras de dormir melhor, aproveitando a noite para descansar verdadeiramente.
Site interativo
Disponibilizam também um site interativo, um programa personalizado de analise técnica do sono que combina dados lançados pela pessoa.
Também aqueles recolhidos no aparelho e hábitos de vida diária para depois dar orientações e ferramentas para motivar e conseguir dormir melhor.
O aparelho pode ser mais um aliado para conseguir ter uma noite de sono com qualidade.