A Anvisa e a agência americana FDA (Food and Drug Administration) selaram acordo nesta quarta-feira (24) em Washington, de confidencialidade para a troca de informações. Com esta medida pretende-se agilizar o processo de registro de medicamentos, diminuir a necessidade de inspeções e acelerar a avaliação sobre a retirada de produtos do mercado.
Estará coberto pelo acordo a parte de medicamentos, equipamentos médicos e inspeção e vigilância, será primordial para agilizar processos, com isso acredito que medicamentos liberados para uso nos EUA possam ser liberados aqui no Brasil com maior rapidez, da mesma forma com equipamentos médico laboratoriais hospitalares.
O acordo permite a troca de todas as informações sobre registro de medicamentos entre as duas agências, fiscalizações já realizadas por um dos órgãos não precisam ser feitas novamente, facilitando a liberação de produtos para venda, evita o retrabalho na análise da documentação das empresas.
Anvisa e FDA passam, também, a trocar informações sobre a pós-comercialização dos produtos. Nas situações em que uma das agências identificar a necessidade de recolhimento de um produto do mercado, sua correlata estrangeira saberá da decisão automaticamente.
Realmente não faz nenhum sentido realizar uma inspeção que já foi feita por outra agência, certamente muitas normas e rotinas deverão ser reavaliadas e as arestas devem ser aparadas para que atenda as necessidades e interesses de ambas instituições, visto que cada país tem sua realidade e suas particularidades.