Diagnóstico diferencial entre neuromielite óptica NMO e esclerose múltipla geralmente é difícil no estágio inicial da síndrome. É importante diagnosticar, pois é exatamente quando a terapia imunossupressora mostra resultados melhores. A detecção de anticorpos antiaquaporina 4 IgG (anti AQP4), contribui muito para essa diferenciação, principalmente nos pacientes em fases precoces, que tiveram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que vão evoluir para a NMO clássica.
Neuromielite óptica, ou também conhecida como Doença de Devic, patologia autoimune do sistema nervoso central que danifica os nervos ópticos e a medula espinhal, causando perda de visão, fraqueza, dormência e, as vezes, paralisia de braço e perna e perda de controle do intestino e da bexiga.
Como é o diagnóstico de Neuromielite óptica
Historicamente Neuromielite óptica NMO, foi diagnosticada como uma variante grave da Esclerose Múltipla até 2005, quando uma equipe de investigadores identificou um anticorpo único para NMO. Um exame de sangue surgiu com esta descoberta e revolucionou o diagnóstico, permitindo diferenciação das duas patologias, a distinção de NMO e esclerose múltipla e também introdução de tratamentos mais adequados.
Ao realizar o exame de sangue anticorpo antiaquaporina 4 IgG, constatando resultado positivo, colabora decisivamente para o diagnóstico da doença NMO. Sendo negativo na esclerose múltipla.
Como é realizado o exame anticorpo antiaquaporina 4
A detecção de anticorpos antiaquaporina 4 serve para diferenciar a neuromielite óptica da Esclerose Múltipla, principalmente nos pacientes em fases precoces, que apresentaram um único ataque de mielite longitudinal extensa e que provavelmente vão evoluir para a NMO clássica.
Para realizar o exame pesquisa de anticorpo IgG antiaquaporina 4, é necessário coletar o sangue do braço, e o teste não requer que a pessoa esteja em jejum antes da coleta do material.
O exame para pesquisa de anticorpo antiaquaporina 4 também pode ser realizado no líquor.
É importante avisar a equipe do laboratório, quando for realizar o exame e estiver fazendo uso de medicação de corticoide, pois o medicamento pode influenciar no teste causando resultado negativo.
Geralmente o resultado do exame demora para ser liberado, pode ser necessário aguardar de 10 a 20 dias, dependendo do procedimento adotado por alguns laboratórios que encaminham amostras para outra instituição proceder a realização do exame, neste caso pode demorar um pouco mais.
Valor normal e alterado da pesquisa de anticorpo IgG antiaquaporina 4
Um método aplicados para a realização do teste é a Imunofluorescência indireta.
O resultado normal da pesquisa de anticorpo IgG antiaquaporina 4: “Não Reagente: Inferior a 1/10″.
Quando o resultado indica presença de anticorpos antiaquaporina 4, está associado com neuromielite óptica e doenças relacionadas. No caso de pacientes em remissão, a positividade indica risco aumentado de recidiva de mielite, neuromielite óptica ou ambos.