Anticorpos anti transglutaminase tecidual humana IgA e IgG, ou tTG, exames úteis no diagnóstico e posterior monitorização do tratamento da Doença Celíaca e da Dermatite Herpetiforme. A Doença Celíaca, ou Enteropatia Glúten-sensível é uma patologia crônica que está associada a uma hipersensibilidade ao glúten da dieta (trigo, centeio e cevada). Veja como é a coleta do sangue e quando o resultado do exame se apresenta alterado no diagnóstico de doença celíaca.
Doença celíaca (DC) é uma doença caracterizada por intolerância à ingestão de glúten, presente em cereais como centeio, cevada, trigo e malte, em pessoas com predisposição genética. As manifestações clínicas da patologia variam desde pacientes assintomáticos até formas graves. O diagnóstico acurado da doença celíaca é muito importante, mas não é simples de ser realizado. Um exame que ajuda neste diagnóstico é a anti transglutaminase tecidual, mas o padrão ouro para diagnóstico é a biópsia intestinal.
Como coletar o sangue para realizar o exame anti transglutaminase
Este teste pode ser realizado em um laboratório de análises clínicas de sua confiança. Antes da coleta do sangue é indicado fazer um jejum de 4 horas.
O sangue será coletado da veia do braço, depois será colocado em tubos para ser encaminhado ao setor de análise.
Diagnóstico laboratorial
Para que ocorra um diagnóstico definitivo de doença celíaca é necessário uma biópsia jejunal que demonstre atrofia vilosa.
Por ser invasiva e o custo da biópsia, testes laboratoriais podem ser usados para identificar indivíduos com forte probabilidade de ter doença celíaca.
Testes sorológicos são úteis para diagnosticar doentes com enteropatia sensível ao glúten, assim como para controlar a conformidade dietética.
Testes sorológicos sugeridos para diagnosticar
Sorologicamente, a doença celíaca está associada a uma variedade de autoanticorpos, incluindo, transglutaminase de tecido, endomisio e anticorpos de gliadina.
Embora o isotipo IgA destes anticorpos geralmente predomine na doença celíaca, os indivíduos também podem produzir isotipos de IgG.
Produz IgG particularmente se o indivíduo é deficiente em IgA.
Os testes sorológicos mais sensíveis e específicos são anticorpos de gliadina tTG.
Se a sorologia for positiva, faz-se necessária biópsia duodenal para confirmação diagnóstica.
O resultado reagente no teste anti tTG sugere o diagnóstico da Doença Celíaca associada ou não à Dermatite herpetiforme.
Porém, resultados falsos negativos podem ocorrer na deficiência de IgA, em menores de 5 anos de idade, ou pacientes com baixa ingesta de glúten da dieta.
O exame pode ser útil na monitorização da adesão à dieta.
Valores normais e alterados
Anti transglutaminase tecidual humana IgG e IgA quando o teste é realizado por enzimaimunoensaio o resultado pode variar entre negativo, fracamente positivo e positivo.
Negativo quando for inferior a 20,0 U.
E fracamente positivo quando for de 20,0 a 30,0 U.
E um resultado positivo quando o resultado for superior a 30,0 U.
O tratamento para a doença celíaca está na manutenção de uma dieta sem glúten. Na maioria dos pacientes que aderem a esta dieta, os níveis de autoanticorpos associados diminuem e a atrofia vilosa melhora.
Isso geralmente é acompanhado por uma melhora nos sintomas clínicos.
Quando pacientes iniciam rigorosa dieta sem glúten, anti-tTG IgA deve começar a diminuir dentro de 6 a 12 meses após o início da terapia dietética.