ANTI SS – A RO ou ANTI-RO são anticorpos contra o antígeno Ro, que é uma proteína citoplasmática pequena ligada ao RNA, a análise é útil no diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico – LES, e esta presente em pacientes com Síndrome de Sjogren primaria (SS). Veja como coletar o sangue para este teste, para que serve e quais os valores normais e alterados.
Este tipo de anticorpo é encontrado em cerca de 70% dos pacientes com síndrome de Sjogren primária. Além disso, na síndrome associada à artrite reumatóide está presente em 40% dos casos. ANTI-RO também está presente em 30% dos pacientes com LES, onde marca as formas de lúpus neonatal, lúpus subagudo cutâneo e na síndrome do anticorpo antifosfolípide.
Como coletar o sangue para o exame ANTI SS-A RO
O material usado para este tipo de análise será o sangue, normalmente coletado da veia do braço.
Um jejum de 4 horas antes da coleta do sangue é recomendado, mas não obrigatório.
No laboratório, depois de retirar o material biológico será colocado em tubos de coleta de sangue e encaminhado para o setor de análises.
O teste normalmente é realizado e entregue o resultado dentro de 3 a 5 dias, porém, se o laboratório encaminha para outras instituições o resultado pode demorar um pouco mais.
O resultado poderá ser retirado no laboratório, ou usando os dados entregues no momento da coleta, acessando a internet.
Normalmente os planos de saúde cobrem este teste, mas será útil verificar antes com a operadora do plano.
Quais os valores normais e alterados do teste ANTI SS-A RO
Esta análise frequentemente é realizada por meio da metodologia de enzimaimunoensaio, com os seguintes valores de referência ou normais.
Quando for negativo teremos resultados com valores inferiores a 20,0 U.
Para resultados fracamente Positivo os valores estarão entre 20,0 a 39,0 U.
Casos moderadamente positivo com valores 40,0 a 80,0 U.
E resultados fortemente positivo apresentam valores superiores a 80,0 U.
Também poderá realizar pela metodologia de Fluorimetria, observe no seu resultado de exame quais são os valores normais que informam, veja valores de referência.
Observações sobre o resultado do teste ANTI – RO
Podemos encontrar ANTI-RO em pacientes com síndrome de Sjögren em 60 a 75%.
Em lúpus eritematoso sistêmico em 25 a 50%. E também na síndrome do lúpus neonatal (> 95%).
Os anticorpos anti-Ro SS-A e anti-La SS-B apresentam alta especificidade de diagnóstico para a síndrome de Sjögren, sendo parte do critério para a classificação dessa síndrome.