Está sendo investigado relatos de casos de mortes de crianças, por ação da toxina botulínica, a mesma usada no botox, neste caso estava sendo usada para correção de disfunção muscular, as crianças estavam sendo tratadas com a droga.
Funcionários da FDA, disseram que estavam inclusive revisando a condição de segurança na aplicação de alguns produtos:
Allergan Inc. ‘s Botox e Cosmética Botox (toxina botulínica tipo A) e Solstice Neurociências Inc.’ s Myobloc (toxina botulínica tipo B), após relatórios das reações adversas, que incluíram insuficiência respiratória.
Costumo sempre relatar as características dos medicamentos, suas ações, e frisar principalmente os eventos prejudiciais à saúde da população causadas por estas drogas, e este foi mais um caso que descrevi suas funções e enfatizei o perigo que representa um uso exagerado da toxina botulínica, entre eles o Botox.
Dificuldade de engolir, fraqueza e problemas respiratórios, sintomas típicos da doença botulismo, estavam presentes nos pacientes investigados. Acreditam que a toxina botuílinica estava se espalhando para regiões afastadas do local que estava sendo tratado.
Vamos aguardar os novos testes que estão sendo realizados pela FDA, e de acordo com os resultados, buscar soluções, propor medidas de controle e segurança no uso deste produto químico.