Crianças usando leite materno durante os primeiros seis meses de vida são menos propensos a uma série de infecções comuns, segundo conclusão da pesquisa conduzida por Emmanouil Galanakis do departamento de pediatria da Universidade de Creta, Heraklion, na Grécia, que foi publicado em 28 de setembro a edição online da revista Archives of Disease in Childhood.
Várias pesquisas já chegaram a resultados parecidos e a prática clínica dos médicos pediatras também mostram as vantagens da amamentação principalmente nos primeiros meses de vida do bebê.
Nesta nova pesquisa os benefícios foram mais evidentes quanto a infecções, analisando os números, os pesquisadores observaram que, quanto mais um bebê foi amamentado exclusivamente com leite materno, menor o risco da criança desenvolver algum tipo de infecção. Portanto, traduz-se em menos visitas ao médico e menos hospitalizações relacionadas à infecções.
Os anticorpos presentes no leite materno são extremamente eficazes, mostra pesquisa, mesmo em situações de risco mais elevado para ocorrer infecções, ou quando chega a ocorrer infecções consideradas graves, a proteção continua sendo eficaz.
Quando meu filho nasceu pude comprovar estas informações na prática, no texto “Aleitamento materno – Descobrindo todas as vantagens para o bebê e para a mãe“, aponto como realmente um bebê amamentado com leite materno praticamente não desenvolve nenhum tipo de infecção, mesmo quando eu e minha esposa estávamos gripados ele não contraiu a infecção viral.
Mas os pesquisadores enfatizam que o bebê deve ser exclusivamente amamentado (sem ingerir nenhuma fórmula de substituição), no seu primeiro semestre para que ele possa usufruir dos benefícios do leite materno.