Infestações causadas por piolho Pediculus capitis, sugam o sangue causando prurido coceira e levando a infecções secundárias. Os seus ovos conhecidos como lêndeas, ficam fixados nos pelos ou na roupa no caso do piolho do corpo. Além dos problemas já conhecidos, principalmente pelas mães que tem filhos em idade escolar, um estudo da USP identificou que a saúde mental também é afetada pela presença do piolho, por isso, o tratamento deve ser realizado.
As conclusões são de pesquisas realizadas pelo professor Newton Madeira, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências, campus de Botucatu que orientou um estudo de campo das enfermeiras Lúcia Silva e Rúbia de Aguiar Alencar.
O aluno com piolho tem mais dificuldade de aprendizagem
“Nos países desenvolvidos, a comunidade dermatológica discute sobre a classificação da pediculose como doença, porque eles realmente se preocupam com o impacto na qualidade de vida do jovem infectado”, Diz Newton.
Afirma ainda que, as autoridades brasileiras agem com descaso. Faltam infra-estrutura necessária e equipe qualificada para um trabalho de controle.
A coceira que o piolho causa na cabeça da criança geralmente leva a pequenas feridas que muitas vezes desencadeia problemas de irritação, dificuldade de dormir, infecções secundários por bactérias e em algumas situações onde a infestação é alta pode acontecer casos de anemia.
Quando a criança é submetida ao exame de sangue hemograma o problema é identificado, pois o inseto suga o sangue.
A criança com piolho tem dificuldade de se concentrar para estudar.
O tratamento deve ser realizado de preferência com pente fino de plástico é a forma mais eficaz e mais econômica de eliminar o piolho, recomenda o professor Madeira.
As conclusões do professor Madeira condizem com a realidade, não só da área pesquisada, mas de todo país, o problema é ignorado pelos governantes, e digo mais, muitas vezes os alunos sofrem, até mesmo, discriminação pela presença dos piolhos, fato verificado em muitas escolas, principalmente aqueles alunos que são acometidos pela infecção repetidas vezes.