Os mosquitos conseguem detectar o dióxido de carbono que emana de um banquete em potencial a dezenas de metros. Um pequeno adesivo tem feito o milagre do repelente e muito melhor, Kite, um pequeno adesivo, que informa ser não tóxico ao ser fixado na roupa, consegue desorientar o radar de CO2 dos mosquitos. Os criadores do adesivo dizem que os indesejáveis mosquitos devem ficar longe por até 48 horas. Isso é realmente um achado para localidades que enfrentam problemas com insetos que transmitem doenças como malária, dengue e febre amarela.
O projeto Kite, apoiado pela Fundação Bill e Melinda Gates tem como principal objetivo, pelo menos neste momento, ajudar a financiar a produção do primeiro lote de Kites para ser implantado para testes contra Malária na Uganda. As primeiras metas financeiras já foram alcançadas e tudo indica que o projeto deve ser bem-sucedido neste sentido.
Muitos repelentes para os mosquitos não estão nem fazendo cócegas, mas para a pele das pessoas que usam causam muita irritação, e até problemas mais graves, por isso várias pessoas não podem nem falar em repelente, por estas e outras que este adesivo que nem precisa ser colado diretamente na pele, e dura até 48 horas agindo, pode ser uma boa solução para muitos casos.
Kite está sendo projetado para ser um avanço significativo na luta global contra os mosquitos e as doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, o vírus do Nilo Ocidental e dengue. Ele é projetado para ser durável, fácil de usar e seguro para as crianças e adultos ao redor do mundo em uma variedade de climas e condições.
Estão prevendo que o Kite deve agir contra todos os tipos de mosquitos em todas as regiões, mas as pesquisas de campo que devem começar por Uganda e vão oficializar estes estudos preliminares.
No Brasil o dispositivo será muito útil, visto que temos muitas regiões com grande quantidade de mosquitos e vários deles transmitindo doenças, como malária, dengue, será mais uma arma no arsenal para mudar a realidade das populações expostas nestas localidades.
Para conhecer mais veja aqui.