LaboratórioADA - Adenosina Deaminase, para que serve o exame...

ADA – Adenosina Deaminase, para que serve o exame e detalhes sobre resultados normais e aumentados

Se o seu médico solicitou o ADA Adenosina Deaminase, saiba aqui para que serve o exame e alguns detalhes importantes sobre esta dosagem laboratorial. A enzima que catalisa a conversão da adenosina à inosina, e tem participação no processo de diferenciação e proliferação de linfócitos é a ADA. Testes para detectar aumentos nos níveis desta enzima podem ser feitos em vários materiais biológicos. No líquido pleural o teste tem 99% de sensibilidade para diagnosticar tuberculose. Veja valores normais e aumentados da adenosina deaminase.

Quando encontramos resultados com níveis elevados da ADA temos neste caso um indicador indireto de tuberculose meningea, pericárdica e peritoneal. A dosagem de adenosina pode ser realizada, além do soro, em urina de 24 horas; líquor, líquido pleural, líquido pericárdico e líquido ascítico. Quando o material analisado é o líquor a sensibilidade é de 90%, no líquido ascítico é de 95%, e no líquido pericárdico e pleural a sensibilidade é de 99% para diagnóstico de tuberculose. A dosagem da ADA no soro não tem valor diagnóstico.

Os valores normais de ADA dos líquidos analisados

No liquido pleural, soro, ascítico e pericárdico o resultado normal é até 40,0 U/L.

No Líquor :4,6 a 18,0 U/L, e no líquido Peritoneal: Até 33 U/L.

Os valores normais podem variar dependendo do método usado para o diagnóstico, veja no laudo, ao lado do resultado, a informação sobre os valores normais.

Normalmente o material é coletado pela equipe médica e encaminhado ao laboratório para procedimentos de avaliação e liberação de laudo.

O resultado do teste em alguns laboratórios que encaminham os materiais de ADA para análise em outras instituições pode demorar um pouco, varia entre 2 a 4 dias a entrega do laudo.

Estudos realizados e recomendações sobre ADA

Segundo o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil – Em amostras clínicas (fluídos), a detecção da ADA, enzima intracelular presente particularmente no linfócito ativado, pode auxiliar no diagnóstico da tuberculose ativa.

A determinação do aumento da atividade da ADA no líquido pleural, sobretudo se associado a alguns parâmetros como idade (< 45 anos), predomínio de linfócitos (acima de 80%) e proteína alta (exsudato), é indicadora de pleurite tuberculosa.

Morrys Casagrande e colegas verificaram a atividade da adenosina deaminase no líquido pleural para o diagnóstico da tuberculose pleural.

Visando verificar a sensibilidade e a especificidade de um método experimental de dosagem da atividade da ADA em uma série de pacientes com derrame pleural.

Concluíram que a dosagem da adenosina deaminase no líquido pleural é um método sensível e específico para o diagnóstico da tuberculose pleural.

E seu uso rotineiro pode reduzir a necessidade de realização de biópsias pleurais na abordagem inicial de um derrame pleural.

O valor de corte de 35U/L para a adenosina deaminase é recomendado.

Resultados com valores aumentados em líquidos cavitários (líquor, líquido pleural, pericárdico, ascítico) (tuberculose, processos virais).

No sangue (soro) – (tuberculose, febre tifóide, mononucleose infecciosa, outras viroses sistêmicas, colagenoses, neoplasias hematológicas, SIDA).

Devemos ter em mente também que resultado falso negativos podem ocorrer nos pacientes com Síndrome da imunodeficiência adquirida, além da presença de infecções bacterianas, criptococcicas e neoplasias.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

1 COMENTÁRIO

Subscribe
Avisar para
guest

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x