CientíficosÁcido úrico - Informações incorretas sobre dieta prejudicam tratamento

Ácido úrico – Informações incorretas sobre dieta prejudicam tratamento

Conversando com a nutricionista do hospital que eu trabalho, falávamos sobre ácido úrico, triglicérides elevado, a melhor dieta, fui pedir a ela uma cartilha sobre produtos de soja de um curso ministrado pela equipe do serviço de nutrição e dietética do hospital na última SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e qualidade de vida.

Porém, o tema que ganhou destaque durante a conversa, motivo deste texto, foi o prejuízo que uma informação errada passada ao paciente pode causar.

Dificuldade de orientar pacientes com ác. úrico elevado

A nutricionista Joana falava sobre a dificuldade de orientar pacientes com ácido úrico alto.

Principalmente devido a informações que ele já tinha recebido de familiares, amigos e até mesmo de alguns médicos.

Estas informações de outras pessoas solicitam ao paciente portador desta patologia para não fazer uso na sua dieta de produtos ácidos, como limão e outros, falava que é um erro.

Pelo contrário, pessoas que possuem ácido úrico alto devem ingerir produtos ricos em ácidos.

O limão, por exemplo,” neutraliza o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose”, e outros defensores do limão contra o ácido úrico.

Reorientar um paciente que tenha recebido uma informação contrária a que ela vai passar é sempre um problema, a adesão ao tratamento fica prejudicada, somente passa a ser aceita depois de muita conversa com este paciente.

A nutricionista destaca ainda que a principal ação que uma pessoa com este tipo de patologia, ácido úrico acima do normal, além de ter que evitar cerveja, sobre isso já escrevi aqui no blog, seria evitar ingestão de alimentos com alto teor de proteínas.

Alimentos como carnes, devem ser evitados, também enlatados, embutidos (salames, mortadela, salsicha, presunto), ketchup, chocolates, sardinha, extrato, caldo de carne e de galinha em tabletes, vísceras (moela, fígado, coração, rim), churrascos, frituras, carnes gordas, manteiga, sopas com carnes, carne de porco, patês, bebidas alcoólicas e alimentos defumados.

A dieta para hiperuricemia e gota estabelece uma ingestão baixa de carnes, dando preferência para carnes brancas de aves e peixes, exceção perdiz e pato. Lembrando que a ingestão de bastante água é importante.

Consulte sempre um nutricionista para  acompanhar o tratamento desta e de outras patologias, os benefícios para a recuperação de sua saúde são evidentes.

Até mais.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

36 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

36 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Um ano de crescimento – Recordando I

Começo hoje apresentando um resumo do ano que vai...

Ácido úrico elevado e Gota não combinam com cerveja

O ácido úrico é um produto final do metabolismo...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

36
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x