Depois que o médico solicita algum tipo de exame com o intuito de esclarecer uma patologia, devemos observar e respeitar as recomendações citadas para cada teste laboratorial que será realizado, este é um dos passos mais importantes para alcançar o correto diagnóstico. Para determinados exames como o espermograma, por exemplo, é necessário evitar relação, representa uma etapa importante na realização do teste laboratorial, fazendo corretamente teremos um resultado fidedigno.
Na verdade, para realizar o exame laboratorial espermograma é necessário que o paciente fique sem se relacionar e que não seja liberado espermatozoides (2 a 7 dias ou conforme orientação médica), ou qualquer tipo de ação que leve a ocorrer a liberação, caso ocorra deverá iniciar novamente a contagem dos dias necessários para respeitar as recomendações, não sendo necessário em caso de vasectomizados.
O exame PSA também é indicado que o paciente não libere espermatozoides por dois (02) dias antes de realizar a coleta de sangue.
Para as mulheres, recomenda-se não manter relacionamento exatamente nas 12 horas que antecedem a coleta de urina e de secreção no aparelho genital feminino.
Muitas vezes, ao realizar o exame de urina no laboratório, quando levamos a amostra para ser verificada no microscópio visualizamos espermatozoides na urina de mulheres, a presença deste material pode ser prejudicial em identificação de outros elementos presentes na amostra.
Outro exame que se recomenda evitar relação por 3 (três) dias é de Captura Híbrida.
Mais exames com as mesmas recomendações citadas: Colposcopia e Citologia, Biópsia de partes do aparelho genital feminino e pesquisa de Chlamydia.