A velha e tradicional muleta que conhecemos, de madeira ou metal, está evoluindo, ganhando vida nova e outra utilidade para seus usuários. Um finalista do IDEA 2014 criou o equipamento Sit & Stand é uma solução inovadora que permite às pessoas com ferimentos nas pernas fazer a maioria de suas atividades pessoais.
A conhecida muleta, muito útil, mas desconfortável, principalmente para axilas ou antebraços, devido a sua estrutura que não proporciona um apoio efetivo para o corpo, forçando a pessoa que está usando a sofrer duas vezes, pelo problema de saúde e pelo desconforto do equipamento. Mas brevemente as pessoas que necessitam usar muleta devem se sentir um pouco mais aliviadas quando este novo dispositivo estiver disponível.
Executar funções simples como abrir portas, andar pelas escadas e carregar objetos leves por conta própria, e até mesmo descansar no suporte da Sit & Stand que funciona como banco, é possível.
Behzar Rashidizadeh, rapaz que criou o equipamento, diz que entrevistou pessoas com problema e usando muleta e também fez experiências. “Eu tentei fazer a maioria das minhas atividades diárias como uma pessoa com lesão na perna, usando muletas tradicionais”. Os resultados de entrevistas e do experimento mostrou que o principal problema estava relacionado com as limitações do uso das mãos. “Então, meu novo desafio foi chegar a uma solução que permitisse aos utilizadores de muleta ter as mãos livres, enquanto eles poderiam manter o equilíbrio, sem qualquer problema”.
Sit & Stand é um dispositivo que facilita o andar de mãos livres, para pessoas com lesões temporária nos pés, tornozelo ou perna que também funciona como um banco pessoal que permite ao usuário descansar e relaxar.
Tudo pode evoluir, até uma simples muleta.