O Neto comentou no blog dele sobre o fato que ocorreu recentemente e foi tema de matéria no jornal da globo no dia 06/06/08, sobre um policial rodoviário federal que recebe por mês aproximadamente R$ 10.000,00 e estava usando seu poder para tirar dinheiro de uma empresa de ônibus, R$ 90,00 diga-se de passagem.
Vicente Masip diz em um de seus livros, que a “Ética é à parte da filosofia que aborda o comportamento humano, seus desejos e vontades, e as normas que ao longo dos tempos foram sendo instituídas por grupos e comunidades”.
Ética, seja ela em qualquer instância, na política onde sua presença tem se tornado uma exceção e não regra, na rua ao tentar levar vantagem ou aceitar algum tipo de mimo para desviar-se do caminho correto, o desvio é o mesmo. Neste caso do policial, usar a força da lei para conquistar benefícios, não importa, a norma foi desrespeitada, a conduta correta rompida. A ética não pode ser uma atitude esporádica e sim uma constante.
Gilberto Cotrim aborda que a Ética observa e avalia o comportamento humano, considerando a relação de Bem e de Mal, de Justo e de Injusto, com objetivo de refletir e orientar para ações moralmente corretas.
Esse comportamento humano poderá ser lapidado conforme as orientações moralmente corretas, mas o que a meu ver vai determinar atitudes éticas, corretas e justas é a família, os ensinamentos e exemplos praticados, falar e fazer exercido pelos pais.
Além deste, que é para mim o ponto principal, cito ainda a impunidade, freqüente, corriqueira e “normal” no país.