×
alimentos exercícios reduz triglicérides

Reduzir os triglicerídeos ou triglicérides não é tarefa simples, mas seguindo algumas dicas pode até ser mais fácil do que se imagina, bastar ter um certo conhecimento adequado sobre isso. São dicas saudáveis ​​para reduzir naturalmente os triglicerídeos, para isso vamos investir em alimentos ricos em fibras, reduzir ingestão de alimentos ricos em açúcar e gordura, realizar exercícios regulares e manutenção de um peso saudável. Vamos aos detalhes de como baixar este tipo de gordura mais rápido.

Os triglicerídeos são ésteres do triglicerol trifásico com 3 ácidos de cadeia longa. Eles são parcialmente sintetizados no fígado e parcialmente derivados da dieta, podemos atuar neste ponto. O aumento dos níveis de triglicerídeos no plasma são indicativos de uma anormalidade metabólica e, juntamente com o colesterol elevado, são considerados um fator de risco para a doença aterosclerótica.

Triglicérides na alimentação diária

Níveis de triglicérides aumentam e diminuem basicamente dependendo da quantidade de gordura que nosso corpo armazena.

Produzidas a partir de alimentos digeridos, posteriormente o organismo pode usar como energia.

As gorduras são armazenadas principalmente sob a forma de triglicerídeos.

Mas sabemos que um nível muito alto de triglicérides não é bom, porém, muito baixo também não é bom.

Semelhante ao teste de colesterol, o teste de triglicerídeos mede a quantidade presente no plasma sanguíneo.

Triglicerídeos com níveis aumentados no plasma sanguíneo, acima do recomendado é referido como hipertrigliceridemia.

Esta condição está associada a doenças cardíacas, aterosclerose, acidente vascular cerebral, diabetes não tratada e outros problemas de saúde. Assim, baixar os triglicerídeos é uma abordagem prática para evitar graves complicações de saúde.

Baixar os triglicerídeos mais rápido, dicas e técnicas

Quando pretendemos baixar os triglicerídeos rapidamente, o mais importante é entender as várias causas disso.

Tanto aspectos hereditários e ambientais desempenham função importante no aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Basicamente os responsáveis ​​por este problema de saúde são, idade avançada, dieta pobre, hábitos de vida não saudáveis, doenças subjacentes e efeitos colaterais de medicamentos.

A dieta e os triglicérides

Pesquisas sobre nutrição alimentar apontam que grandes quantidades de triglicerídeos estão presentes em gorduras animais e óleos vegetais.

Então, quanto mais você os consumir, maior será o nível de triglicerídeos. Para ser preciso, qualquer coisa que aumenta o nível de açúcar no sangue também eleva os triglicerídeos.

Para ajudar na redução natural dos níveis de triglicerídeos, a dieta deve ser planejada adequadamente com dicas básicas como:

Cortar a ingestão de açúcar – Consumir alimentos com elevada quantidade de açúcar e carboidratos simples aumenta o nível de triglicerídeos.

Diminua a quantidade de açúcar ingerida diariamente, desta forma também diminuímos os triglicerídeos.

Adicione alimentos ricos em fibra – Alimentos que contam com altas quantidades de fibra são boas escolhas para baixar os triglicerídeos.

Adicionar na alimentação alimentos ricos em fibras, como grãos inteiros, cereais e vegetais de folhas verdes, será muito interessante.

Incluir peixe – Salmão, sardinha e atum, contêm ácidos graxos essenciais ômega-3 que são eficazes para reduzir os triglicerídeos e prolongar a vida.

Peixes são alimentos essenciais para uma alimentação saudável.

Evite bebidas alcoólicas – Esse tipo de bebida normalmente contam com alta quantidade de açúcar, que é um fator desencadeante para aumentar os triglicerídeos.

Reduzir o consumo de álcool é importante para alcançar os objetivos de reduzir triglicérides.

Evite alimentos e sobremesas doces – sabemos que não é fácil resistir a estas guloseimas, mas para alcançar seus objetivos é importante evitar este tipo de alimento.

Evite alimentos açucarados como sorvete, biscoitos, bolos e tortas para obter resultados imediatos.

Mude seu estilo de vida

Uma vida sedentária, sem atividades físicas é um fator agravante para elevar os níveis de triglicérides.

Para alcançar uma redução dos níveis de gordura triglicérides é fundamental implantar no dia a dia:

Exercício – O exercício favorece a liberação de gorduras armazenadas das células gordurosas, reduzindo assim o seu nível no plasma sanguíneo.

Em geral, participar de atividades físicas regulares ajuda a queimar calorias, evitando assim o armazenamento de gordura.

Reduza a quantidade geral de alimentos ingeridos – Muitas vezes temos o hábito de comer em excesso e lanches fora de hora, que são as principais causas de triglicerídeos elevados.

Prefira comer menos, e ajuste porções menores de alimentos ao longo do dia.

Manter peso saudável – Manter seu peso dentro de níveis ideais é uma dica simples para evitar o risco de triglicerídeos elevados.

É simples, consumir quantidades corretas de calorias vai evitar a acumulação de gordura.

Fumar é um grande problema – Mesmo que o tabagismo não esteja diretamente relacionado ao aumento do triglicerídeo no sangue, é um importante fator de risco para piorar as doenças cardíacas e outras complicações cardiovasculares.

É importante manter uma dieta saudável, entretanto para que ocorra um nível maior de comprometimento é importante monitorar.

Realizar exame de sangue de triglicérides regularmente é importante para seu bom controle.

E se for necessário, dependendo do resultado dos exames, implemente rotina restritiva mais radical para melhorar seus resultados.

Outro dado importante é quanto aos medicamentos que você está usando, eles podem contribuir para o aumento dos níveis de triglicérides.

Para mudar este quadro, converse com seu médico para alterar esta medicação e assim ajudar no seu controle.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Novos estudos indicam que o resveratrol do vinho ajuda no tratamento de depressão e ansiedade

Novos estudos apontam que o composto vegetal resveratrol, proveniente de vinho tinto, exibe efeitos anti estresse bloqueando a expressão de uma enzima...

Leia tudo
controle seus exames em épocas de festa

Como conseguir manter resultados de exames normais em épocas de festas

Como todos já sabem, em épocas de festas é difícil manter resultados de exames de sangue sangue dentro dos valores normais. Mas...

Leia tudo
Exames nutrição e exercícios

Exame de sangue e acompanhamento nutricional: a combinação perfeita para atletas

Não é nenhuma novidade que entender a nossa saúde está diretamente ligada a exames que fazemos periodicamente. Sejam tomografias, ressonâncias, ultra-sonografias ou...

Leia tudo
peixes na alimentação

Consumo semanal de peixe está ligado a um melhor sono, maior QI, segundo pesquisa

Estudos realizados anteriormente sempre apontaram uma relação entre ômega-3, os ácidos gordurosos em muitos tipos de peixes e inteligência melhorada, bem como...

Leia tudo
garrafa inteligente

garrafa com sensor e conectada ao celular, informa e avisa sobre beber água e café em quantidades ideais

Ozmo Smart Bottle tem uma capacidade de quase meio litro, com sensores que acompanham o consumo de água e café. Ao detectar...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x