×
Vitamina D e exercícios bom para saúde do coração

Temos uma preocupação constante de alertar leitores do site sobre manter níveis de vitamina D dentro da normalidade, para que possam usufruir de diversos benefícios que esta vitamina proporciona, desta vez, trazemos resultados de uma análise de respostas de pesquisas e registros de saúde de mais de 10 mil adultos americanos realizados durante quase 20 anos que sugere uma ligação “sinérgica” entre a prática de exercícios e os bons níveis de vitamina D na redução do risco de ataques cardíacos e derrames.

Pesquisadores da Johns Hopkins investigaram a relação entre, exercício e a vitamina D adequada e seu papel comum na saúde cardíaca. Descobertas foram publicadas em Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, identificaram uma relação positiva e direta entre o exercício e níveis de vitamina D no sangue.

Vitamina D em bons níveis e exercícios, juntos pela saúde do coração

Resultados dos estudos investigativos forneceram evidências de que vitamina D em níveis ideais e exercícios, trabalhando juntos, de alguma forma faz mais do que qualquer fator sozinho para proteger o sistema cardiovascular.

Observaram que o exercício pode realmente aumentar as reservas de vitamina D.

Pesquisadores afirmam que, em primeiro lugar, precisamos de incentivar as pessoas a mover mais, se exercitar, em nome da saúde do coração.

Aliado a isso, uma alimentação saudável, um pouco de sol ou até uma suplementação com vitamina D, seria o ideal.

Como saber seus níveis de vitamina D

É importante averiguar como estão seus níveis de vitamina D. Um exame de sangue pode identificar qual o valor.

Relatei neste texto minha experiência com Vitamina D3 que acusou nível baixo, veja como usei suplemento para elevar a valores normais.

A redução da vit. D no organismo causa problemas como a osteoporose, infertilidade, câncer mama e de próstata, pele e intestino grosso.

Em outro texto, relatamos também que a vit D reforça musculatura de mulheres mais velhas e ajuda evitar quedas.

Participantes da pesquisa tinham uma idade média de 54 anos no início do estudo e 57% eram mulheres. Enquanto, 21% eram afro-americanos, os outros se identificando como brancos.

Os exercícios físicos

Níveis de exercícios dos participantes foram comparados às recomendações da American Heart Association.

Recomendam 150 minutos por semana de exercício de intensidade moderada ou 75 minutos por semana ou mais de intensidade vigorosa.

Classificaram o nível de exercício de cada participante como adequado, intermediário ou pobre.

Resultados do estudo investigativo

Pesquisadores mediram os níveis de vitamina D no sangue detectando a quantidade de 25-hidroxivitamina D.

Qualquer pessoa com menos de 20 nanogramas por mililitro de 25-hidroxivitamina D foi considerada deficiente Para vitamina D.

Níveis acima de 20 nanogramas por mililitro foram considerados adequados. 30% dos participantes tinham níveis inadequados de vitamina D.

Entretanto, sabemos que estes níveis de 20 ng/ml para muitos médicos e pesquisadores estão longe da normalidade, indicam 50 ng/ml.

Na primeira parte de seu estudo, a equipe de Johns Hopkins mostrou que os níveis de exercício correspondem positivamente aos níveis de vitamina D em uma relação direta, significa que quanto mais exercício, maior a sua vitamina D.

Descobriram que os participantes mais ativos com os maiores níveis de vitamina D tinham o menor risco de doença cardiovascular futura.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

gaba e a barreira hemato encefálica

GABA, benefícios na ansiedade e depressão usando o suplemento e o dilema da barreira hemato encefálica

GABA é também conhecido como ácido gama-aminobutírico, tecnicamente esta substância é um aminoácido. Criada no cérebro tendo como base o glutamato, um...

Leia tudo
5HTP suplemento

5 HTP, saiba para que serve, quais os benefícios alcançados com a suplementação e efeitos colaterais

5-Hydroxytryptophan ou apenas 5-HTP é produzido no nosso corpo, subproduto químico na construção da proteína L-triptofano, produzido também a partir das sementes...

Leia tudo
coq10 para que serve e efeitos

Coenzima CoQ10 para que serve, exame de sangue, suplementação e efeitos colaterais

CoQ10 é um composto natural que auxilia em 95% da produção de energia do corpo, com o passar dos anos temos menores...

Leia tudo

A vitamina D reforça musculatura de mulheres mais velhas e ajuda evitar quedas

A vitamina D reforça a musculatura de mulheres mais velhas, e consequentemente ajuda evitar quedas que ameaçam a saúde. Um recente estudo...

Leia tudo

Para que serve a Maca Peruana, veja 11 benefícios, onde comprar, como usar e seu sabor

Muito se tem falado de uma planta que tem propriedade afrodisíaca e ajuda no emagrecimento a Maca-Peruana ou Maca-Andina, Planta Maca, Peruvian Maca, Maca...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x