×

Muito mais que uma crise econômica, o sobe-e-desce das bolsas pelo mundo, incertezas, perdas e instabilidade no mercado interno e externo, tem causado uma verdadeira avalanche na vida de muitas pessoas, causando perturbação emocional. Mais do que dinheiro, os americanos, principalmente, estão perdendo a tranqüilidade e em alguns casos, a estabilidade financeira.

Todas estas dúvidas e perdas têm causado um aumento considerável no número de pessoas que procuram os centros de saúde, disse um funcionário do órgão de saúde americano em uma entrevista na TV. As pessoas estão muito ansiosas e isso afeta outros membros do grupo familiar, a esposa e o marido se desentendem, filhos se tornam mais agressivos.

Outro problema que os americanos relatam com maior freqüência nos institutos de saúde durante consultas estão relacionados ao sono, conseguem dormir poucas horas durante a noite, ou nem isso.

O estilo de vida dos americanos faz com que tenham um foco sempre na conquista, financeira, principalmente, e quando começam a perder confiança, se tornam mais vulneráveis, a imunidade fica baixa, saúde passa a ser prejudicada.

Aqui no Brasil não estamos nem um pouco longe de entrar em uma fase parecida, o problema é que aqui o sistema de saúde ainda é falho, trata apenas o sintoma aparente, isso quando consegue ter acesso a algum tratamento, apesar de sabermos que quem necessita do sistema de saúde geralmente não tem grandes somas financeiras aplicadas, mas de uma forma ou de outra sempre acaba afetando as condições econômicas e conseqüentemente emocionais da população.

Portanto, o melhor é manter a calma, fazer as refeições na hora certa e comer alimentos saudáveis, durante as horas de descanso esqueça o trabalho, sem deixar de lado os exercícios físicos, favorecem o corpo e a mente.

4 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

O estresse gerado pelas incertezas do bolso desencadeam um processo no organismo que pode ir desde uma leve gastrite até um enfarte. Dessa maneira, o ideal seria que o paciente tivesse um acompanhamento geral de seu quadro, envolvendo profissionais de várias áreas como psiquiatria, nutrição, clínica geral etc. Melhor ainda se esses profissionais puderem compartilharem suas informações, o que é possível em um sistema integrado de gestão de saúde.

Eu to passando mal com a crise. hehehe Não aguento mais ouvir falar dela. Pior são as declarações do lula. ahahaha
Mas sim, tudo que leva o cabra a não dormir ou simplesmente se preocupar em demasia, pode, acredito, gerar males à saúde.
Abração queridão, um ótimo final de semana pra ti

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

Abertas inscrições para programa de líderes em saúde nas Américas

Para profissionais que atuam em saúde pública, relações internacionais, além de áreas afins – Abertas inscrições no Programa de Líderes em Saúde...

Leia tudo
app do MS e-saúde cartão nacional

Aplicativo e-saúde mostra seu cartão nacional de saúde SUS, consultas, medicamentos, veja como baixar e acessar o app

Está disponível nas lojas de aplicativos do google e apple o e-SAÚDE, uma ferramenta importante para gestão do sistema de saúde do...

Leia tudo
exame febre amarela diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico laboratorial

Leia tudo
4
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x