5-Hydroxytryptophan ou apenas 5-HTP é produzido no nosso corpo, subproduto químico na construção da proteína L-triptofano, produzido também a partir das sementes de uma planta africana conhecida como Griffonia simplicifolia 5-HTP, usado para suplementação, é um composto que se converte em serotonina no cérebro. 5 HTP, saiba para que serve, quais os benefícios alcançados e efeitos colaterais.
Depois que o triptofano é convertido em 5-HTP, o produto químico é transformado serotonina, este é um neurotransmissor que retransmite sinais entre células cerebrais. Os suplementos dietéticos de 5-HTP ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro. Uma vez que a serotonina ajuda a regular o humor e o comportamento, o 5-HTP pode ter um efeito positivo no sono, humor, ansiedade, apetite e sensação de dor.
Como funciona o 5 HTP
O 5-HTP atua no cérebro e no SNC ao aumentar a produção da serotonina química.
A serotonina é um dos principais neurotransmissores envolvidos na felicidade e anti depressão com benefícios na perda de peso e enxaqueca.
A serotonina pode afetar o sono, o apetite, a temperatura, o comportamento sexual e a sensação de dor.
Uma vez que o 5-HTP aumenta a síntese da serotonina, pode ser útil em doenças em que a serotonina desempenha um papel importante.
Entre estas doenças podemos citar, depressão, insônia, obesidade e muitas outras condições.
5 HTP na depressão
Atualmente, a depressão é hipoteticamente descrita como causada por níveis baixos de serotonina no cérebro.
Embora ainda não tenhamos estudos que comprovem completamente o que causa depressão.
O 5-HTP tem sido frequentemente usado para restaurar os níveis de serotonina naqueles que sofrem níveis de serotonina baixos.
Um dos casos, são pessoas deprimidas e aqueles com altos níveis de inflamação corporal, tipicamente visto na síndrome metabólica.
Algumas pesquisas anteriores mostram que o 5-HTP pode ser tão benéfico quanto a terapia antidepressiva convencional para algumas pessoas.
Um estudo comparou os efeitos do 5-HTP com a fluvoxamina (Luvox) em 63 pessoas e descobriu que aqueles que receberam 5-HTP fizeram tanto quanto aqueles que receberam Luvox.
Também tiveram menos efeitos colaterais do que o grupo Luvox. No entanto, esses estudos eram muito pequenos.
Apetite
Observamos um estudo que diferenciou ativamente entre “um aumento na saciedade” (sensação de plenitude dos alimentos) e uma “diminuição do apetite” (menos desejo de comer).
5-HTP causa um aumento da saciedade sem uma diminuição concomitante em apetite.
Outras pesquisas sugerem que tomar 5-HTP pode ajudar a reduzir a ingestão calórica e o peso em pessoas obesas.
5-Hydroxytryptophan e Enxaqueca
O 5-HTP tem efeitos importantes na prevenção ou tratamento de enxaqueca em adultos.
Resultados de alguns estudos mostram que pode ser tão benéfico quanto os medicamentos prescritos.
Entretanto, outros estudos mostram que tomar 5 HTP diariamente não reduz a enxaqueca, apenas em doses maiores.
Fibromialgia
5-HTP pode melhorar os sintomas de fibromialgia, incluindo dor, ansiedade, rigidez matinal e fadiga.
Muitas pessoas com fibromialgia apresentam baixos níveis de serotonina e os médicos geralmente prescrevem antidepressivos.
Como os antidepressivos, o 5-HTP aumenta os níveis de serotonina no cérebro. No entanto, não funciona para todas as pessoas com fibromialgia.
Outras condições que podem melhorar com 5HTP
Pessoas que tomaram 5-HTP foram dormir mais rápido e dormiram mais profundamente do que aqueles que tomaram um placebo.
Os pesquisadores recomendam 200 a 400 mg à noite para estimular a serotonina, mas pode levar de 6 a 12 semanas para ser totalmente eficaz.
Pesquisas sugerem que tomar 150 mg de 5-HTP diariamente durante 4 semanas não reduzam ondas de calor em mulheres na pós-menopausa.
Efeitos colaterais
Serotonina no sistema digestivo controla o movimento intestinal, todas as intervenções que aumentam os níveis de serotonina, incluindo suplementação com 5-HTP e antidepressivos SSRI, podem causar náuseas, vômitos e diarreia.
Devido ao potencial de efeitos colaterais e interações com medicamentos, tomar suplementos dietéticos sob a supervisão do seu médico é o ideal.