O VDRL é um exame laboratorial de apoio diagnóstico para sífilis, doença venérea causada pelo Treponema pallidum, uma DST. O contato sexual é a forma mais comum de transmissão. O resultado do VDRL pode ser positivo ou negativo, e em alguns laboratórios a terminologia usada é reagente (positivo) e não reagente (negativo). Neste texto vou destacar também situações em que o exame pode apresentar falso positivo.
Diagnosticar a sífilis no início é importante para evitar problemas graves a nível cerebral, cardiovascular e em sífilis congênita. Desde o início da infecção aparece no sangue da pessoa infectada as “reaginas”, a detecção destas substâncias no soro do paciente e a verificação dos sinais clínicos são os procedimentos mais rápidos e úteis usados para diagnóstico da sífilis.
Característica de cada exame nas fases da doença
VDRL (Venereal Diseases Research Laboratory) e FTA-ABS (Fluorescent Treponemal Antibody – Absorption), dois exames sorológicos para diagnóstico da sífilis. Quando está na fase primária os dois exames se tornam positivos depois do cancro duro com sensibilidade de 85%, já no estágio secundário da sífilis a sensibilidade da sorologia é de 99%, e na sífilis terciária o VDRL apresenta sensibilidade de 70% e o FTA-ABS de 98%. Um estudo de avaliação dos exames VDRL em uma unidade de saúde, complementa esta análise.
O VDRL, muito solicitado em consultas médicas na rede pública e privada de saúde é um teste não treponêmico, utiliza o antígeno cardiolipínico na reação para detectar as reaginas, citadas anteriormente, possui a vantagem de ser um exame barato e de fácil realização. Usando apenas uma placa de reação, e um agitador simples, em 4 minutos a reação pode ser lida no microscópio.
Como é feito o exame
Quando o VDRL está positivo é possível ver na placa, depois de adicionar soro do paciente e o reagente, uma floculação, devendo ser realizado uma titulação, para ver o valor da positividade, alta ou baixa, positivo forte ou fraco, podendo ser 1:2, 1:4, 1:8, 1:16, 1:32, e assim por diante, sendo que 1:4 é mais fraco que 1:32, por exemplo, este valor vai servir para o médico diagnosticar ou acompanhar a evolução do tratamento.
Como foi citado no título deste texto resultados falso positivos e também negativos podem ocorrer. Falso negativo pode ocorrer na sífilis tardia e em casos de prozona, um fenômeno que ocorre quando a quantidade de reaginas é grande e a reação não ocorre de maneira equilibrada levando a testes negativos em amostras que são positivas. Mas, os laboratórios se previnem deste evento diluindo o soro do paciente, equilibrando a reação, produzindo resultados corretos.
Como ocorre resultado falso positivo
O problema que pode ocorrer em alguns casos, mesmo que raros, é o resultado ser liberado como positivo em amostra de paciente que não tem a doença, são resultados falso positivos. Casos como este podem ocorrer em exames de indivíduos que tenham quadros patológicos como: Brucelose, lepra, malária, hepatite, asma, gripe, tuberculose, câncer, diabetes e doenças autoimunes que também liberam antígenos que levam a produção das reaginas. Quero deixar claro que não é comum, mas podem ocorrer, geralmente apresentam títulos baixos, 1:2, 1:4, e as características clínicas não são indicativas de sífilis.
Minha intenção aqui é alertar para que pacientes e familiares tenham cautela e não tomem atitudes precipitadas quando forem ao laboratório e pegar um resultado de VDRL positivo, exames positivos certamente serão esclarecidos e confirmados pelo médico realizando observações clínicas ou testes confirmatórios, como o FTA-ABS.
“Embora o comportamento do VDRL frente ao diagnóstico da sífilis apresente algumas limitações, como reações falso positivas em situações patológicas ou fisiológicas, menor sensibilidade quando comparado aos testes treponêmicos, deve-se ressaltar a importância do referido teste como diagnóstico preventivo e principalmente como seguimento terapêutico, através de dosagens quantitativas. Desta maneira, aliada à avaliação clínica do paciente, o teste VDRL se constitui um instrumento de significativa importância na triagem sorológica, como também no acompanhamento da infecção sifilítica (onde o resultado continua positivo mesmo depois de tomar injeções de benzetacil, explicado aqui)”. Conforme abordou no trabalho citado acima, Liduina et al.
Bom dia! Estou gravida e fiz o exame VDRL e deu reagente 1:4. Meu marido fez e deu não reagente. Ai refiz o eu exame e deu reagente 1:4 e em baixo tava escrito: Valores de referencia: não reativo.
O que isso quer dizer?
Olá, o meu resultado do exame VDRL deu 1/0 reagente…
Ola fiz exame v drl deu nao reagente mais veio algumas observações escrito falso positivo e com um monte nome de doenças e normal
Boa noite, me vacinei contra hepatite e pouco tempo depois fiz o exame meu VDRL deu 1/2, meu amigo que é da área da saúde falou que poderia ser o falso positivo, após dois meses, sem fazer nenhum tratamento, refiz o teste em 3 laboratórios e todos deram não reagente…
[…] Teste para Sífilis […]
Ola Dr… meu irmao fez o texte VDRL e deu 1.16 significa q ele edta com sífilis?
Oque tbm significa o resultado de falso positivo?
Tomei a injeção tríplice viral na segunda feira do dia 16 dai fiz todos os testes HIV vdrl hepapatite c , mas só o VDRL deu reagente, sera que foi por conta da vacina, pq fiz esses mesmo exames à 9 meses atrás e todos deu nagativo, o que devo fazer estou desesperada, pq no meu esposo deu negativo?
Boa noite
Gostaria de esclarecer uma dúvida,meu vdrl estava 1:256 fiz o tratatamento e foi abaixando até ficar 1:16 porém , ele nao quer abaixar mais , toda vez que repito o exame da 1:16. Devo tratar novamente? Não estou curada?
Olá doutor
Fiz o teste de VDRL, apresentou resultado 1:4096 reagente. Esse seria o mesmo que o 1:4, que é menor que 1:16, 1:32, e assim subsequentemente?
Doutor oque acontece , Fiz checkp completo , mas primeira fez que fiz sífilis deu seguinte VDRL Reagente e FTA-ABS IgG e IgM deram não reagente Tenho doença hepática Cronica .
o meu resultado foi 1/2 e tomei a injeção depois deu não reagente, agora fiz outro exame para saber se a doença voltou e deu 1/4…
Bom dia, eu fiz o primeiro exame do FTA-ABS e VDRL, sendo ambos positivos, com titulação de 1/16; tomei as 3 doses de Benzetacil, e após 1 mês refiz os exames e continuou em 1/16; o que pode ter acontecido? Devo ter pego resistência ao medicamento? Não tive qualquer tipo de relação sexual após o resultado positivo…
Meu teste deu resultado 0,14 reagente e embaixo não reagente…
Boa noite! Fiz o teste antes HIV e VDRL, porém saiu o de HIV e VDRL esta demorando mais, é normal…
Olá doutor! Fiz o exame e deu reagente in natura, o que signifca? falso negativo?
Muito bom, me ajudou muito. Obrigada!
Olá primeira mente boa tarde
E por for me tire uma dúvida ??
O ano passado eu fez me exme da sífilis e deu 1/64 ai depois do tratamento eu fez de novo ai deu 1/2 e agora esse ano eu fez novamente e deu 1/8 oque eu faço eu tou muito preocupado … esse sífilis 1/8 ela é grave meu pacero pode pegá ???
Olá Doutor, eu fiz um exame faz 2 meses de VDRL e deu reagente 1/32 fiz o tratamento com as peninsilinas, 1 em cada nádega 1x na semana. Totalizando 6 doses em 3 semanas. Essa semana refiz o exame e deu 1/8 e o anticorpos treponemicos REAGENTE…
Boa noite Doutor,
Fiz o meu segundo exame de vdrl e deu soro reagente quantitativo 1/18 e valor de referência: Não reagente. Gostaria de saber apenas sobre esse tal de valor de referência que deu como não reagente. O que isso significa? Grato!
Boa noite! E dermatologista me pediu vários exames inclusive de sifilis o resultado de reagente 1/128 e em baixo está escrito referencia nao reagente , oque isso significa?