Vasectomia – Normatizações para realizar e reverter a cirurgia

Social e éticaVasectomia - Normatizações para realizar e reverter a cirurgia

O Conselho Federal de Medicina publicou no Diário Oficial da União as normas éticas para a cirurgia de esterilização masculina, conhecida como vasectomia. A Resolução 1.901 determina que o médico que se propuser a realizar a cirurgia terá de estar habilitado para reverter o processo. A reversão da vasectomia é solicitada em 6% dos vasectomizados de 17% que se arrependem ao longo da vida.

A resolução reafirma regras já presentes na Lei nº 9.263/96 de 12 de Janeiro de 1996, como exposto no Art. 10. – Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações: (Artigo vetado e mantido pelo Congresso Nacional – Mensagem nº 928, de 19.8.1997)

I – em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.

Um adolescente de 18 anos com 2 filhos ou um homem de 26 anos sem filhos tem o direito, pela lei, de solicitar sua esterilização, o que pode ter graves implicações para o médico, um dos fatores que motivaram a implementação da resolução CFM Nº 1.901/09, publicada também no blog do Monier.

O desejo do paciente deverá estar devidamente registrado no prontuário, confirmando que 60 dias é prazo mínimo depois de solicitar a cirurgia até a data que será efetivamente realizada, além disso, cada passo do procedimento cirúrgico também deve estar registrado.

A inclusão nos planos e seguros privados de assistência à saúde da vasectomia, a inclusão do procedimento na rede SUS, e agora o CFM afirmando posição ética com relação à cirurgia de vasectomia, torna o acesso do usuário a este serviço, tanto na rede pública quanto na rede privada, mais claro, para realizar e para reverter o processo, podendo, desta forma, sanar dúvidas e resolver os problemas que envolvem cada caso.

14 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

14 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Quero faze a vazequitomia mas não tem hospital na minha cidade,moro em itaborai. Não quero sabe o valor so quero fazer. Ate pagando no brasil e tudo dificil.

Olá!
Tenho 28 anos e aos 26 fiz vasectomia pois ja tinha 2 filhas,mas hoje não estou com a mãe e to me relacionando com outra pessoa mais nova que eu se for possivel gostaria de reverter minha cirurgia,pois quem sabe e ela queira ter um filho meu pois ela nao tem ainda ,tem possibilidades? Lembrando tambem que tenho plano de saúde,será que cobre esse tipo de cirurgia?

Agradeço pelo espaço!
Obrigado!!!

Gostaria de saber se meu plano de saúde cobre a cirurgia e um plano da unimed que as empresas oferecem aos seus funcionários ?.

[…] Vasectomia – Normatizações para realizar e reverter a cirurgia – PlugBr […]

Eu queria saber se o Sus realiza a cirurgia de reversão da vasectomia, meu marido tem 26 anos e eu tenho 24 e nos arrependemos da cirurgia queriamos ter mais um filho…o Sus realiza? como funciona?

Meu marido fez a vasectomia a 23 anos, tem possibilidade de eu engravidar?

Vasectomia depois de 9 anos pode engravidar?

Nem sempre a cirurgia que reverte a esterelização é bem sucedida. Por isso mesmo, ela deve ser muito bem pensada pelo casal ou pelo homem que pretende entrar no processo de vasectomia.
Abraços

[…] Vasectomia – Normatizações para realizar e reverter a cirurgia – PlugBr […]

[…] éticas para a cirurgia de esterilização masculina, conhecida como vasectomia. fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Most Popular Articles

14
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x