Hematospermia, que é a presença de sangue no esperma é uma das coisas que deixa os homens muito preocupados. Realmente pode ser proveniente de um problema simples, como é na maioria das vezes, mas deve sempre ser investigado, pode ser algo mais sério. Às vezes o sangue ou hemácias não chega a ser visível e o sinal não é identificado quando o homem ejacula e surge outros sintomas como dores e desconforto ao ejacular ou mesmo na relação.
Sangue no esperma ejaculado ou traços avermelhados, pode indicar uma lesão em algum lugar ao longo do trato geniturinário. O esperma é produzido nos testículos (epidídimo), vai ao canal deferente, que por sua vez leva ao ducto ejaculatório. Junto com o líquido das vesículas seminais, próstata e outras glândulas ao longo do trato geniturinário, a ejaculação ocorre, o sêmen é lançado para fora. Algumas vezes o sangue observado pelo homem no material ejaculado pode ser de partes externas, lesões no órgão sexual.
Uma informação importante que o clínico deve perguntar, por isso o homem já deve observar para que posteriormente no momento da consulta possa informar ao médico, é se o sangue está presente ao ejacular no próprio sêmen ou está presente na secreção do fluido pré-ejaculatório, aquele líquido que geralmente é liberado mesmo antes da ejaculação ocorrer, indicando prováveis regiões onde se localiza o problema.
O sangue no esperma pode ser devido a causas desconhecidas e espontaneamente some dentro de alguns dias ou semanas, como ocorre, por exemplo, ao realizar exercícios físicos, ciclismo ou atividade sexual intensa verifica-se rompimento de pequenos vasos e presença de sangue na urina, mas que desaparecem dentro de pouco tempo. Outros motivos:
- As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)
- HIV e tuberculose
- Esquistossomose (Schistosoma haematobium) e equinococose (Echinococcus multilocularis)
- Pode ser devido à irritação por produtos químicos, danos mecânicos e infecções.
- Tumores prostáticos ou testiculares
- Problemas na vesícula seminal, amiloidose, lesões ou cisto nesta região
- Intoxicação
- Reação alérgica ao látex de preservativos, lubrificantes ou agentes espermicida
- Cateter
- Uretrite,cistos, pólipos, estenoses
- Procedimentos cirúrgicos realizados recentemente na região
- Prostatites – Hiperplasias, e câncer de próstata
- Exames que foram realizados como biópsia da próstata
- Equipamentos que possam ferir o órgão sexual masculino.
Procure o médico de confiança sempre que verificar sangue no esperma, nestes casos a avaliação clínica deste profissional será imprescindível para um diagnóstico correto, geralmente a busca para descobrir a causa passa pela verificação da presença de doença sexualmente transmissível (DST), exame de urina (EAS) e urocultura (cultura de urina), pode ser necessário realizar o exame de toque, espermograma e espermocultura também pode ajudar, além destes pode ser necessários outros exames complementares.