Medicamentos para controlar os níveis de colesterol sanguíneo, as conhecidas estatinas, produtos como a sinvastatina, vendida como Zocor nas farmácias, a atorvastatina, conhecido comercialmente como Lipitor, a provastatina, comercializada como Mevalutin, estariam causando danos a estrutura muscular, sintomas como, fraqueza e dor, em pacientes que usam estes medicamentos frequentemente.
Entre as pesquisas que analisam as condições e as consequências de reações relacionadas a ingestão regular das estatinas, uma publicada recentemente no “Canadian Medical Association Journal CMAJ” realizada por pesquisadores de nacionalidade suíça e norte-americana chamou a atenção para o problema que estaria ocorrendo.
Nesta avaliação foi realizado biópsias de estruturas musculares de mais de 80 pacientes, 20 deles nunca tinham tomado estatinas, mas aqueles que faziam uso contínuo destes medicamentos apresentaram no resultado da biópsia muitas lesões musculares, problema abordado também em outras pesquisas, mas estes sintomas normalmente desaparecem após encerrar o uso do fármaco, o problema é que outro grupo menor de pessoas, mais ou menos 7%, sofre maior ação do medicamento, pior ainda, os danos sofridos são permanentes. Estudos anteriores também falam sobre a ocorrência deste grupo de pessoas.
No grupo de pessoas que mesmo depois do final do tratamento as alterações musculares permaneceram, ficando sequelas, provavelmente ocorre por serem mais susceptíveis a miotoxidade das estatinas.
Por isso, os autores defendem avaliações musculares minuciosas nos usuários de estatina, buscando melhor controle, tanto de um colesterol elevado, como de problemas musculares causados por elas, visto que, as estatinas estão na lista de drogas mais prescritas do mundo, mas muitos pacientes desenvolvem fraqueza e dor muscular como efeito adverso.
É importante dizer que novas pesquisas deverão averiguar melhor estes relatos, e que pacientes fazendo uso destes fármacos não devem parar de tomar a medicação.