Desta vez vamos conhecer um pouco sobre o exame de sangue estradiol, também conhecido como E2. No período da ovulação a concentração de estradiol alcança níveis elevados no sangue, apresenta concentrações diferentes ao longo do ciclo menstrual. O estradiol é o principal hormônio estrogênico. Veja como é a coleta do sangue e quais os valores normais e alterados.
Nas mulheres, o estradiol é produzido nas glândulas supra renais, ovários e placenta durante a gravidez, ajuda com o crescimento dos órgãos sexuais femininos, incluindo o útero e trompas. A distribuição da gordura pelo corpo tem influência do estradiol. Os homens também têm estradiol no organismo, produzido nas glândulas supra renais e os testículos sendo que em concentrações mais baixas do que nas mulheres.
O exame estradiol pode ser solicitado pelo médico se as características sexuais masculinas e femininas não estão se desenvolvendo normalmente. Estradiol acima do normal indica que a pessoa pode estar passando por puberdade mais cedo do que normalmente acontece, uma puberdade precoce. Sendo que concentrações baixas de estradiol poderia sugerir que a pessoa está tendo uma puberdade tardia.
Coleta do sangue para fazer o exame estradiol
Este é um exame de sangue normal, o ideal é fazer um jejum de 4 horas antes do teste. A equipe de coleta do laboratório de análises clínicas vai envolver um elástico chamado torniquete em volta de seu braço na parte superior, depois limpa o local logo abaixo, e insere uma agulha na veia para retirar o sangue. O procedimento geralmente leva apenas alguns minutos. Você só vai sentir uma pequena dor quando a agulha é inserida através da veia. Mas, não há nada para se preocupar.
O resultado do exame geralmente é entregue, na maioria dos laboratórios, no dia seguinte, apenas algumas instituições que encaminham o sangue para processar em outro local, neste caso demora um pouco mais, você será informado no momento da coleta do exame sobre a data para buscar o resultado ou acessar pelo site com um login e senha para imprimir o laudo.
Valores aumentados ou diminuídos do teste estadiol
Valores aumentados podem ocorrer em tumores ovarianos, puberdade precoce, tumores feminilizantes adrenais, doença hepática e ginecomastia masculina.
Valores diminuídos podem ocorrer em menopausa, insuficiência ovariana (inicialmente seus níveis urinários e séricos diminuídos são acompanhados por altos níveis séricos de LH e FSH, em contraste com a situação encontrada em doença hipotalâmica ou pituitária), síndrome de Turner, uso de contraceptivos orais e gravidez ectópica.
Os níveis de estradiol geralmente variam no decorrer do dia e, com o ciclo menstrual da mulher. O seu médico pode pedir para fazer o exame em um determinado momento do dia ou em um determinado momento do ciclo menstrual.
Informe na recepção do laboratório, no dia da coleta do sangue, quais medicamentos você está usando, alguns como anticoncepcionais, estrógenos e fenotiazinas, podem interferir no resultado.
Valores normais dependem do ciclo menstrual
Para este teste, os valores de referência dependem do ciclo menstrual no dia da coleta do sangue. Você pode observar no laudo do seu exame, existe o resultado e do lado direito ou logo abaixo os valores de referência. Temos abaixo um modelo usando a metodologia quimioluminescência.
Para mulheres:
0 a 8 anos: <= 43,0 pg/mL
8 a 17 anos:
Pré Púberes: até 43,0 pg/mL
Fase Folicular: 19,5 a 144,2 pg/mL
Pico Ovulatório: 63,9 a 356,7 pg/mL
Fase Lútea: 55,8 a 214,2 pg/mL
Superior a 17 anos:
Fase Folicular: 19,5 a 144,2 pg/mL
Pico Ovulatório: 63,9 a 356,7 pg/mL
Fase Lútea: 55,8 a 214,2 pg/mL
Pós menopausa (sem reposição): até 32,2 pg/mL
Para homens:
0 – 9 anos:<= 29 pg/mL
9 – 20 anos: até 29,0 pg/mL
Adultos: até 39,8 pg/mL
Converse com seu médico sobre o laudo do seu exame, ele irá esclarecer os detalhes referentes ao seu caso.