O exame T4 total ou Tetraiodotironina, tiroxina, T4 total, T4 é um exame rotineiramente solicitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico do hipertireoidismo e hipotireoidismo. A medida de T4 total é um procedimento comum para avaliar o estado da tiróide de um paciente. Na atualidade, a dosagem de T4 total está sendo praticamente substituída pela dosagem dos níveis de T4 livre ou Tiroxina Livre. Veja aqui sobre a coleta deste exame os resultados normais e alterados e o preço que geralmente os laboratórios que atendem particular cobram para realizar o teste.
A glândula Tireoide está localizada no pescoço, logo abaixo da laringe sua função primordial é a regular do metabolismo corporal, ela ainda pode interferir no desenvolvimento e crescimento normais. Quando existe alguma anormalidade no aumento de tamanho dessa glândula, surge o bócio, que é conhecido também como “papo”.
A glândula Tireoide é responsável por liberar os hormônios T3 e T4, esta liberação é controlada principalmente pelo TSH, hormônio estimulante da tireóide, que por sua vez é liberado pela hipófise anterior. O T3 é composto da ligação de três iodos e o T4 da ligação de quatro iodos.
A tiroxina T4 é o principal hormônio da tiróide, circula no plasma sanguíneo aderida a proteínas fixadoras, sendo as principais a conhecida como TBG que é thyroxine binding globulin, e a TBA ou thyroxine binding prealbumin. A fracção livre T4L, embora quantitativamente mais fraca é a única ativa, por isso sua importância e necessidade de ser dosada nos exames.
Factores fisiológicos, patológicos, farmacológicos, e genéticos podem afetar a interpretação dos resultados do T4 total, sendo assim, para avaliar a função da tireoide é melhor a dosagem da T4 livre, pois se correlaciona melhor com a função tireoide.
Veja as condições fisiológicas e patológicas que podem interferir na dosagem do T4 total: Insuficiência renal, câncer, infecção, inflamação severa, cirrose, doenças psiquiátricas, anfetaminas, corticosteróides, aspirina, fenilbutazona e outros.
Recomendação para quem for realizar o exame T4 e T4 Livre
A coleta do sangue no laboratório para realizar os exames de T4 e/ou T4 livre, o jejum necessário é de 3 horas, nunca deixe de informar os medicamentos tomados nos últimos 30 dias, principalmente se fizer uso de hormônios tiroidianos e amiodarona. E se estiver utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Levoid®, Puran T4®, ou Synthroid®), neste caso precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
O resultado do exame geralmente o laboratório entrega no dia seguinte a coleta.
Valores normais de T4 e T4 livre
Os valores normais de T4:
- Adultos : 4,8 a 13,7 ug/dL
- se for do cordão umbilical: 6,0 a 15,0 ug/dL
- 1 a 6 dias : 14,0 a 28,4 ug/dL
- 7 dias a 3 meses : 8,1 a 15,7 ug/dL
- 4 meses a 5 anos : 5,6 a 14,9 ug/dL
- 6 anos a 15 anos : 4,6 a 12,7 ug/dL
Os valores normais de T4 Livre no exame realizado no laboratório devem ser 0,70 até 1,80 ng/dL.Geralmente realizado por método de quimioluminescência.
Valores alterados, elevado e diminuído
T4 livre está elevada no hipertiroidismo, qualquer que seja a sua causa (doença de Basedow, adenoma tóxico, bócio multinodular tóxico). Quando, de forma excepcional, T4 livre e TSH estão as duas elevadas, isto faz suspeitar de um adenoma hipofisário produtor de TSH; uma síndrome de resistência às hormônio tiroideanos; a existência de uma imunoglobulina que interfira com o doseamento.
T4 livre está diminuída no hipotiroidismo. Esta diminuição pode ser isolada, mantendo-se a T3 normal
Quando o hipotiroidismo é primário é acompanhado por uma elevação da TSH. A taxa de TSH é normal quando o hipotiroidismo é devido a uma insuficiência hipofisária. O hipotiroidismo primário pode resultar de uma involução espontânea da glândula tiróide, de uma tiroidite crónica auto-imune, de um tratamento com iodo radioativo ou de uma sobrecarga iodada.
O preço varia muito de uma região para outra mas geralmente cada um está em média R$25,00, ligue antes para ver qual tem menor preço, mas procure escolher aquele que você conhece e confia.
Não esqueça de levar o pedido do médico ou a guia do convênio quando for colher o sangue e se o laboratório disponibilizar o resultado dos exames pela internet solicite sua senha para acessar e imprimir seus testes.