Neste texto vamos esclarecer as dúvidas sobre o jejum e procedimento de coleta referentes ao exame de sangue Aldosterona, também conhecido como, mineralocorticóide ou sobrecarga de salina, que serve para auxiliar no diagnóstico de hiperaldosteronismo e hipoaldosteronismo, sendo que os níveis de aldosterona no plasma sanguíneo podem se alterar em função de uso de diuréticos, do conteúdo de sal da dieta e também com a postura. Veja detalhes sobre o teste e quais medicamentos podem interferir no resultado.
A aldosterona é secretada pela glândula adrenal, sua produção é regulada pelo sistema renina-angiotensina. O principal uso clínico da dosagem de aldosterona no sangue e na urina é para diagnóstico de hiperaldosteronismo primário. Além disso, auxilia no diagnóstico de hipoaldosteronismo secundário e síndrome da perda de sal e excesso de potássio. A secreção de aldosterona depende de uma série de fatores dos quais a renina e a concentração plasmática do potássio são as mais importantes.
Aldosterona – Coleta do sangue
Para realizar o exame de sangue aldosterona procure o laboratório de análises clínicas de sua confiança para coleta do sangue.
Para este teste o material é coletado no período da manhã e na maioria dos laboratórios o resultado é entregue no dia seguinte.
Como é o jejum, e procedimentos antes da coleta do sangue
A coleta do sangue deve ocorrer na parte da manhã respeitando jejum mínimo de 8 horas.
Para realizar o teste, basicamente algumas recomendações devem ser seguidas, normalmente o médico orienta como deve ser a coleta.
Antes de realizar a coleta do sangue para avaliar os níveis de aldosterona a pessoa deverá permanecer por 2 horas em pé (parado ou andando), ou conforme orientação médica.
Caso seja solicitada Aldosterona em repouso, o paciente deverá permanecer por cerca de 30 minutos deitado antes da coleta.
Interferência de medicamentos no exame
O teste de Aldosterona pode sofrer interferência de alguns medicamentos, causando tanto elevação dos valores, como diminuição dos mesmos.
Fármacos como, angiotensina, uso crônico de laxantes que provocam perda de Sódio, furosemide.
Além de anticoncepcionais orais podem provocar elevação do resultado.
Mas os corticosteróides e uso crônico de Salasarina podem diminuir os valores.
Os valores normais ou de referência por método enzimaimunoensaio ficam na faixa de 2,5 a 31,5 ng/dL (sem restrição da ingestão de sal, em repouso).