Um tipo de vírus que é transmitido por mosquito, atualmente se espalhou pelo Caribe, América Central e América do Sul, de nome estranho, Chikungunya, a pessoa infectada tem febre e geralmente dores nas articulações e inchaço semelhante ao observado em pacientes com artrite reumatóide, pode ser confundido também com dengue, por isso é importante ter atenção especial para o diagnóstico, veja os tipos de exames de sangue e resultados normais.
Pacientes com a doença apresentam sintomas parecidos com dengue, mas pesquisadores da Escola de Medicina em St. Louis University Washington em publicação na edição de janeiro de Artrite e Reumatologia, alertam que o diagnóstico pode ser confundido também com artrite reumatóide, sintomas e também alguns exames de sangue de pacientes com o vírus Chikungunya e aqueles com artrite reumatóide pode produzir resultados semelhantes. Ressaltam a necessidade de obter detalhes sobre viagens e históricos médicos de pacientes que estão sendo avaliadas para a artrite reumatóide. Tais detalhes poderia ajudar a distinguir entre as duas condições.
A Febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes. O Aedes aegypti e o Aedes albopictus são os principais vetores. A doença pode manifestar-se clinicamente de três formas: aguda, subaguda e crônica.
No Brasil o Ministério da Saúde afirma que temos mais de 2.258 casos confirmados de febre chikungunya por aqui, sendo 233 por critério laboratorial e 2.025 por critério clínico-epidemiológico, sendo 93 importados, e recomenda que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.
O vírus é transmitido por mosquitos infectados. Identificado há 60 anos no leste da África, desde então, ele se espalhou para muitas partes do mundo.
“Por enquanto, um bom histórico de viagem dos pacientes estão entre as melhores ferramentas de diagnóstico para médicos”, disse o autor sênior do estudo Wayne Yokoyama, MD, o Sam e Audrey Loew Levin Professor of Medicine.
“Recentes viagens para República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa ou outras áreas onde o vírus é prevalente deve levantar suspeitas de infecção Chikungunya. Além disso, a doença geralmente começa com febre alta e início abrupto de dor nas articulações, que não são normalmente vistos com artrite reumatóide.”
Na maioria dos pacientes, a infecção por Chikungunya causa febre, erupção cutânea e dor articular grave nas mãos, pés, joelhos, pescoço e cotovelos. A febre e erupção geralmente desaparecem em sete a 10 dias, mas os sintomas de artrite pode persistir durante 12-15 meses em até 60% dos pacientes. Alguns sintomas dos pacientes pode persistir por até três anos.
Os exames laboratoriais que medem os níveis de células imunitárias especializadas no sangue mostraram semelhanças adicionais entre a infecção pelo vírus Chikungunya e artrite reumatóide, incluindo níveis elevados de células especializadas T, que sugerem, apesar da persistência dos sintomas, que o sistema imunológico tem reconhecido e está lutando contra o vírus.
Tipos de testes para detectar o Chikungunya
O vírus é detectado em exames de laboratório. São capazes de detectar o Chikungunya: sorologia, teste rápido imunocromatográfico, PCR em tempo real (RT‐PCR) e isolamento viral. Alguns laboratórios de saúde pública de referência realizam estes testes e também laboratórios privados oferecem exames de detecção.
Para identificar positivamente vírus Chikungunya, é possível realizar testes especializados do sistema imunológico, com resultados que mostraram anticorpos contra o vírus Chikungunya no sangue dos pacientes, pesquisa de Anticorpos Anti Chikungunya (IgG/IgM), deve ser coletado na fase aguda: Dentro dos primeiros oito dias de doença. Fase convalescente: entre 10 a 14 dias após a coleta da amostra em fase aguda. Realizado por método enzimaimunoensaio (EIA), e o resultado se apresenta normal quando negativo: Índice inferior a 1.
Outro exame que pode ser realizado é a Detecção Qualitativa de CHIKUNGUNYA Vírus, pelo método de RT – PCR em Tempo Real, o resultado geralmente é liberado por volta de 7 dias e o resultado normal é “não detectado”.
Teste Rápido Imunocromatográfico
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa OrangeLife fabricar e comercializar teste rápido para diagnóstico da febre chikungunya. O teste é parecido com os testes de gravidez, com uma gota de sangue é possível detectar nas primeiras 24 horas de infecção a presença do anticorpo IgM. O resultado é liberado em 10 minutos e pode ser positivo (duas linhas) ou negativo, (apenas a linha controle).
De acordo com Yokoyama, um investigador do Instituto Médico Howard Hughes, as semelhanças entre a infecção pelo vírus Chikungunya e artrite reumatóide sugerem que aprender mais sobre o vírus pode ajudar os cientistas a entender melhor a artrite reumatóide, que afeta cerca de uma em cada 100 pessoas no mundo.
Boa tarde eu quero saber quando tempo levar para sair do sangue ,já se passou dois meses,é porque quero doar sangue.
Marido teve um AVC inexplicavél, no mesmo dia entraram 4 pessoas com mesmo tipo de avc, e com os mesmos sintomas. Desconfiei de um virus, outra coisa que percebi foi o número crescente de suícidios ao estudar o tema : descobri isso!
http://www.ibes.med.br/virus-chikungunya-pode-levar-a-infeccao-cerebral-grave-afirma-estudo-da-revista-neurology/
Este teste rápido para chikungunya e dengue são bem interessantes. Pena que os convênios não estão querendo pagar.