Hoje fui até uma clínica de vacinas para aplicar uma dose no meu filho de 4 anos da Varicela (catapora). A vacina que foi aplicada é a varicela atenuada da GSK, para uso subcutâneo e pediátrico, sendo que para crianças a primeira é a partir de 9 meses de idade, que tem o vírus vivo atenuado da varicela-zóster, da cepa Oka. Um pó para diluir em água. E o preço que paguei foi R$ 180,00, mas este valor pode variar em cada região.
Resolvi aplicar a dose em clínica particular pois na localidade onde moro os postos de saúde da rede SUS não tinham disponível. Mas o Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que a partir de setembro, está oferecendo a vacina varicela (catapora) incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola. E de agora em diante a vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação, agora são 25 vacinas ofertadas na rede SUS, 13 delas incluídas no calendário, e esta tetraviral será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Em outro texto comentamos também sobre a vacina da catapora.
O público alvo é formado por crianças de 15 meses que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral. Com a nova vacina, o Ministério pretende reduzir as internações por varicela (catapora).
Recentemente ocorreram novos óbitos em função da doença de catapora.
A vacina tetra viral dos postos de saúde do SUS
A vacina tetra viral oferecida na rede do SUS é segura – tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.
A vacina varicela atenuada da rede particular
A vacina varicela atenuada que apliquei na clínica particular está dirigida especialmente para imunização ativa de pessoas sadias a partir de 9 meses de idade. Buscando assim reduzir a possibilidade de transmissão do vírus selvagem a pacientes em risco de varicela grave.
A vacina atenuada da varicela está contra indicada durante a gravidez além disso deve-se evitar a gravidez por 3 meses após a realização da vacina.
A vacina atenuada da varicela/ catapora deve ser aplicada somente por via subcutânea, e não deve ser aplicada por via intradérmica ou intravenosa.
O uso da vacina atenuada de varicela deve ser aplicada em indivíduos de 9 meses a 12 anos de idade – Uma dose. Sendo que de 13 anos e acima 2 doses, respeitando um intervalo de 6 a 10 semanas entre as aplicações.
Quanto as reação a vacina atenuada apresenta pouca ou nenhuma reação aparente na maioria dos casos estudados. O que pode ocorrer, algumas vezes é um pequeno aumento de temperatura e pequeno edema no local da injeção.
Como ocorre a imunização pela vacina atenuada
A vacina varicela atenuada produz uma infecção de varicela atenuada, quase imperceptível durante o dia a dia, em pessoas susceptíveis. Pode-se obter alguma proteção com a aplicação da vacina até 72 horas após exposição ao vírus selvagem. Portando após a aplicação o organismo produz anticorpos que passam a ficar circulantes no organismo e oferecem proteção contra o vírus em outra ocasião caso a pessoa entre em contato.
Procure seu médico ou o pediatra de seu filho para que ele possa indicar qual a vacina ideal e qual o período em casos diferentes dos mencionados acima para aplicação. O posto de saúde do seu bairro também tem profissionais experientes que podem lhe ajudar com mais informações acerca da vacina para esta doença.
[…] Diversos laboratórios pelo país estão adotando esta metodologia simples, porém eficiente. O óculos torna o momento da coleta um pouco menos conturbado e facilita a retirada do sangue ou aplicação de vacina. […]