LaboratórioTuberculose - Curável e longe da erradicação

Tuberculose – Curável e longe da erradicação

Robert Kock descobriu no ano de 1882 o bacilo da tuberculose, agente etiológico da doença que matava impiedosamente, crescia a esperança de cura e erradicação da doença que afetava pessoas de todas as classes. A cura foi descoberta, mas a erradicação está longe de acontecer, morrem mais de 100 mil pessoas por ano, o Mycobacterium tuberculosis continua fazendo vítimas, muitas vezes pelo descaso das autoridades de saúde e outras pelo descaso do próprio paciente, que não inicia o tratamento, eficaz em mais de 95% dos casos, ou não da seqüência depois de iniciado.

As micobactérias são Bacilos Álcool Ácido Resistente, conhecidos na clínica laboratorial como BAAR, o exame é realizado em toda rede pública, ou pelo menos deveria ser realizado, é de fácil coleta, e realização simples. É de grande importância a vacinação (BCG).

O alto número de casos que abandonam o tratamento ainda geram outro problema que é o surgimento de bactérias resistentes aos tratamentos preconizados.

A forma de tuberculose mais freqüente é a tuberculose pulmonar, em se tratando de saúde pública esta forma é muito séria, porque o paciente portador da doença ao tossir produz partículas que infectam outras pessoas que inalam este material.

A coleta do escarro dos pacientes suspeitos, aqueles que estejam tossindo a com expectoração a mais de 3 semanas, é necessária para que possa ser feito o exame BAAR ou BK no escarro, que deve ser levado ao laboratório assim que conseguir colher o material. Outros sintomas também podem surgir, como febre, falta de apetite, falta de ar, cansaço, suor noturno e emagrecimento rápido.

Importantes figuras do cenário nacional foram vítimas desta doença, entre eles Manoel Antônio Alves, poeta brasileiro e Noel Rosa, compositor que morreu em 1937 aos 27 anos, e ainda hoje a tuberculose representa um grande problema de saúde pública.

Poucas vezes tem se dado atenção para este problema no Brasil, uma destas experiências foi o tratamento monitorado, aonde o paciente vai até o posto de saúde, recebe o medicamento e freqüentemente é feita uma avaliação do seu estado geral, e ainda recebe incentivos para prosseguir com o tratamento, como transporte, refeição e cesta básica.

No Blog pulmonar, categoria tuberculose podemos conhecer mais sobre tuberculose.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

3 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para
guest

3 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Exame do escarro – Diagnóstico de tuberculose, pesquisando bacilos de Koch BAAR

A tuberculose é uma doença infecciosa que acomete geralmente...

Saúde Pública – Sintomas e diagnóstico laboratorial de Hanseníase (lepra)

Hanseníase, antigamente chamada de lepra, é uma doença infecciosa,...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

3
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x