Robert Kock descobriu no ano de 1882 o bacilo da tuberculose, agente etiológico da doença que matava impiedosamente, crescia a esperança de cura e erradicação da doença que afetava pessoas de todas as classes. A cura foi descoberta, mas a erradicação está longe de acontecer, morrem mais de 100 mil pessoas por ano, o Mycobacterium tuberculosis continua fazendo vítimas, muitas vezes pelo descaso das autoridades de saúde e outras pelo descaso do próprio paciente, que não inicia o tratamento, eficaz em mais de 95% dos casos, ou não da seqüência depois de iniciado.
As micobactérias são Bacilos Álcool Ácido Resistente, conhecidos na clínica laboratorial como BAAR, o exame é realizado em toda rede pública, ou pelo menos deveria ser realizado, é de fácil coleta, e realização simples. É de grande importância a vacinação (BCG).
O alto número de casos que abandonam o tratamento ainda geram outro problema que é o surgimento de bactérias resistentes aos tratamentos preconizados.
A forma de tuberculose mais freqüente é a tuberculose pulmonar, em se tratando de saúde pública esta forma é muito séria, porque o paciente portador da doença ao tossir produz partículas que infectam outras pessoas que inalam este material.
A coleta do escarro dos pacientes suspeitos, aqueles que estejam tossindo a com expectoração a mais de 3 semanas, é necessária para que possa ser feito o exame BAAR ou BK no escarro, que deve ser levado ao laboratório assim que conseguir colher o material. Outros sintomas também podem surgir, como febre, falta de apetite, falta de ar, cansaço, suor noturno e emagrecimento rápido.
Importantes figuras do cenário nacional foram vítimas desta doença, entre eles Manoel Antônio Alves, poeta brasileiro e Noel Rosa, compositor que morreu em 1937 aos 27 anos, e ainda hoje a tuberculose representa um grande problema de saúde pública.
Poucas vezes tem se dado atenção para este problema no Brasil, uma destas experiências foi o tratamento monitorado, aonde o paciente vai até o posto de saúde, recebe o medicamento e freqüentemente é feita uma avaliação do seu estado geral, e ainda recebe incentivos para prosseguir com o tratamento, como transporte, refeição e cesta básica.
No Blog pulmonar, categoria tuberculose podemos conhecer mais sobre tuberculose.