Toque retal e PSA podem ser desnecessários como exames de rotina da próstata, diz INCA

CientíficosToque retal e PSA podem ser desnecessários como exames de rotina da próstata, diz INCA

A realização de exames preventivos regulares sempre esteve presentes nos programas de saúde municipais, e nas políticas do ministério da saúde, no caso do câncer de próstata, o INCA – Instituto Nacional do Câncer, coloca em dúvida a necessidade da realização dos exames toque retal e do PSA – Antígeno Prostático Específico, seguindo o que é preconizado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em casos que não exista sintomas clínicos da doença, proposta que a Sociedade Brasileira de Urologia não aceita.

A gerente de Divisão de gestão da Rede Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), diz que não existem evidências científicas de que o rastreamento para o câncer de próstata reduza a mortalidade causada pela doença.

Este tipo de Câncer tem uma particularidade, mesmo sendo frequente em homens acima de 50 anos, grande parte não se desenvolve, nunca causariam problemas de saúde ao paciente, nos casos que são descobertos, os pacientes são tratados, passam por sérios transtornos, pois os procedimentos são agressivos e comprometem muitas funções fisiológicas (causa impotência sexual), psicológicas, além de outras intercorrências, em muitos casos este câncer, nem iria se desenvolver.

“Estudos demonstram que o câncer de próstata é evidenciado histologicamente em 30% dos exames pós-morte em homens com mais de 50 anos. Isso significa que, num grande número de homens, a doença está presente, mas nunca evoluirá”, pontua Ana Ramalho.

De acordo com estas observações, seria indicado realizar o toque retal somente homens que tenham sintomas evidentes, urinar repetidas vezes, principalmente à noite; sangue presente no exame urinário (EAS), jato fraco e dor ao urinar, seriam as condições para realizar o exame toque retal durante a consulta clínica.

Além disso, o exame PSA, o qual realizo no laboratório onde eu trabalho, também “estaria na berlinda”, o exame teria que ser realizado apenas quando os sintomas do câncer de próstata estivessem presentes.

A Organização Mundial de Saúde também não recomenda a estruturação de programas de rastreamento para o câncer de próstata.

Diferente do que recomenda o INCA e a OMS, a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza que o exame deve fazer parte da rotina clínica para rastreamento da doença.

Tanto o toque retal como o PSA, não são adotados como política de saúde para rastrear câncer de próstata em outros países, a não ser os EUA que utilizam largamente o PSA.

Mas o INCA recomenda que os homens façam a opção pela realização do exame ou não, e os médicos devem informar sobre os riscos que estaria exposto em casos indicativos de tratamento, e serem informados também sobre o risco de não tratar e a suspeita clínica evoluir para um câncer.

Os homens podem ficar um pouco bravos com o que eu vou dizer, mas acredito que os exames, toque retal e o PSA, devam continuar sendo realizados pelos médicos assistentes, é a forma mais prudente de agir neste momento que os estudos ainda não confirmaram que eles tenham que ser reservados apenas para os casos que apresentem sintomas clínicos, mesmo que algumas destas pesquisas indiquem seu uso apenas nestes casos.

Adotar hábitos saudáveis de vida, diminuir consumo de álcool, não fumar, fazer exercícios pelo menos 30 minutos diários, são práticas capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer.

Você vai fazer o toque retal ou não?

—-

[Atualização 23.11.08]

Depois de muitas opiniões, algumas delas registradas nos comentários, o INCA , muda de opinião quanto ao assunto do câncer de próstata, volta atrás e pede que os pacientes não deixem de visitar seu médico regularmente e principalmente fazer os exames de toque retal e PSA rotineiramente, como sempre foi, alegam que ocorreu um equivoco.

“Houve, sim, um equívoco de comunicação. Houve uma confusão em relação ao que foi dito e ao que foi divulgado. Na realidade, o Inca não deixa de recomendar que os pacientes vão aos seus médicos, a seus urologistas, que eles façam o exame completo”, admite o vice-diretor do Inca Luiz Augusto Maltoni.

Portanto como eu havia dito, seria  mais prudente aguardar o desenrolar dos fatos, homens como já havia recomendado em um outro texto, continuem fazendo seus exames de rotina, começando aos 40 anos aqueles que possuem alguma história de câncer de próstata na família, e aos 45 anos, homens que não possuem nenhuma história familiar desta doença.

O espaço está aberto para quem quiser emitir sua opinião, claro, de maneira equilibrada e sem ofensas, como sempre foi feito.

———————————————————————————–
blogsecreto plugbr - Plugbr

Não esqueça, participe do BlogSecreto, uma atitude em prol de uma criança carente, e ainda ganhe prêmios, um DVD portátil, camiseta e livro.

———————————————————————————–

15 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

15 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] frequentemente enfrenta controvérsias quanto a seu uso e aplicação. Neste texto escrevi “Toque retal e PSA podem ser desnecessários para exame da próstata diz INCA” versão mudada posteriormente por outros representantes do órgão, podemos ver que a […]

Homens que não “gostam” do TOQUE RETAL no exame de próstata vão me linchar – http://tinyurl.com/5u44r5

[…] Toque retal e PSA podem ser desnecessários como exames de rotina da próstata, diz INCA – Plugbr […]

Pessoal deixe de bobagem a famosa dedada no anus (touqe retal) não doi nada e é tão rapido que os medrosos vão sair dando risada de si propio e é fundamental para detectar alguma anomalia na prostata.

Creio que devemos seguir um consenso da OMS. O PSA em conjunto com o toque pode e livra muitos homens do inconveniente de um adeno carcinoma de próstata ou de uma HPB. O exame clínico é SOBERANO, e SEMPRE O SERÁ… A elasticidade da Próstata detectado no toque é IMPERATIVO para condutas complementares e específicas. É só conversar com um Urologista que será comprovado o que escrevi. Agora lidar com estatísticas é um problema, principalmente quando a sua é baixíssima e você se dá mal… O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO. SIGAM O QUE DIZ A OMS ATÉ QUE ELA… Read more »

Sou médico professor da USP, clínico geral e cardiologista, dou aula para alunos de 6o ano da Faculdade de Medicina da USP no Hospital Universitário da USP. Exames de rastreamento não devem ser preconizados somente porque “parecem” ser bons ou porque “parecem” ser razoáveis. Deve haver um estudo que comprove que uma população representativa de homens que se submeteu regularmente a rastreamento do câncer de próstata tiveram *realmente* uma queda na mortalidade pelo câncer de próstata depois de um determinado número de anos. É assim que todas as ações de check-up são propostas. O que acontece no caso do rastreamento… Read more »

Olá, Segundo a legislação e código de ética médica todo paciente tem o direito de se escolher o próprio tratamento sabendo das vantagens e desvantagens do mesmo. Fica a critério do paciente realizar ou não o Toque retal essencial após os 40 anos de idade. O toque retal não serve somente para a palpação e rastreamento de patologias prostáticas. Há também casos de câncer retal (ótimo prognóstico se for diagnosticado precocemente) no qual é essencial o toque retal. “Hemorróidas” que todo mundo tem e alguns apresentam a DOENÇA hemorroidaria devem ser examinadas e se não houver dor no momento da… Read more »

Silvano, concordo com você. Acho que os exames devem ser feitos. Pelo menos o PSA e a ultra-sonografia da próstata. É o que recomenda o urologista de meu marido. Meu cunhado, irmão dele, foi ao urologista aos 49 anos. Já tinha metástase de próstata e morreu 9 anos depois (em fevereiro último), havendo gasto uma fortuna com medicamentos moderníssimos, importados dos Estados Unidos. Sei que, no geral, o câncer de próstata evolui lentamente, mas as exceções existem e acho que não se deve dar bobeira pra elas não. O oncologista nos disse que se meu cunhado tivesse feito os exames… Read more »

[…] Toque retal e PSA podem ser desnecessários como exames de rotina da próstata, diz INCA – Plugbr […]

Que isso rapaz??? Colocando notícias assim no seu blog você vai perder um grande filão de visitas, aquelas daquelas pessoas que fazer visitas semanais no Urologista! 😛
abração

Também acho que os exames devam continuar sendo feitos. Esperar que os sintomas apareçam para só então fazer exames me parece muito arriscado. Seria o mesmo que as mulheres pararem de fazer o auto-exame das mamas e papanicolau a cada 6 meses… Se tem como diagnosticar um problema sério de saúde ainda no início, dando chance para um tratamento mais efetivo, pra que esperar?

Most Popular Articles

15
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x