Tireoglobulina ou TG – monitoramento após cirurgia de câncer de tireóide

LaboratórioTireoglobulina ou TG - monitoramento após cirurgia de câncer de tireóide

Este exame conhecido como Tireoglobulina, HTGTG ou TG (não confundir com triglicerídeos) serve para avaliação após cirurgia de câncer de tireoide, para ver se teve recorrência, ou seja, avaliar se o câncer não aparecer novamente, também para verificar a persistência do mesmo após a tiroidectomia total.

A tireoglobulina é uma glicoproteína produzida pelas células acinares da glândula tireoide , sendo o principal componente do colóide dos folículos tireoidianos.

Valores aumentados deste exame podem ocorrer em: Processos inflamatórios da tireoide, carcinomas de tireoide, hipertireoidismo. Após tireoidectomia total, valores menores que 6 ng/mL são indicativos de ausência de tecido remanescente.

É importante a realização em conjunto o exame anticorpos anti tireoglobulina com a dosagem da Tireoglobulina, pois caso sejam positivos falseiam o resultado da Tireoglobulina sérica, e desta forma este exame estaria contra indicado.

Ao realizar o exame, informe os medicamentos que estiver tomando e se tem algum tipo de doença da tireóide ou se fez algum procedimento cirúrgico.

Este exame é realizado diariamente nos grandes laboratórios e o resultados liberados em 24 horas. Em alguns laboratórios o material é coletado, preparado e enviado para uma outra instituição de apoio proceder a realização do teste, neste caso, demora um pouco mais a entrega do laudo. Consulte na recepção do seu serviço de análises clínicas.

Valores normais

Método quimioluminescência: Normal 2,0 a 60,0 ng/mL; e em Tiroidectomizados e em terapêutica com hormônios tiroideanos: < 2,0 ng/mL.

Método imunofluorimetria: Normal 2 a 35 ng/ml; e suprimidos <2 ng/ml.

Verifique no seu resultado de exame, nele contém o nome do teste, método que foi utilizado pelo laboratório (pode variar), o resultado do seu exame. Próximo ao resultado você encontra o valor de referência, que é o valor normal (pode variar conforme o método usado), e alguns laboratórios também colocam observações que são importantes sobre aquela análise, liberados em todos os resultados.

2 COMENTÁRIOS

Subscribe
Avisar para

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Por cercade 20 anos eu vinha tratando de um hipotireoidismo auto imune. Tomava diariamente 150 microunidades de levotiroxina sódica. Tudo sob controle. No inicio fo ano, fazendos od exames de ultrassom anual, o quadro evolui para uma suspeita de carcinoma. Fiz a punção e a suspeita de carcinoma era grande. A solução foi passar por uma tireodoctomia total. Durante a cirurgia, feita a congelação e análise em microscópio a suspeita ainda existia, optou-se prlo esvaziamento dos gânglios linfáticos circunvizinhos. O material foi enviado para análise anatomopatológica. Após o que deu não haver malignidade. O médico suspeitou dos resultados e doliviyou… Read more »

Após quantos meses é normal q esteja abaixo de 6 o nível de tireoglobulina? eu fiz o iodo radiotivo dia 07/11/2015 e estou fazendo essa pergunta dia 17/01/2016 ou seja, dois meses após o iodo radiotivo.

Most Popular Articles

2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x