×
Teste rápido malária

O atraso no diagnóstico e tratamento é uma das principais causas de morte em pacientes com malária. A doença é responsável por milhares de mortes ao redor do mundo, o diagnóstico é difícil e pouco confiável em áreas mais remotas e muitas vezes até em grandes centros que não estão acostumados com o problema. Principalmente com a intenção de distinguir a malária grave e não complicada os próximos testes rápidos devem ajudar nesta tarefa, além de dizer se está positivo ou negativo.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill demonstraram pela primeira vez a necessidade e importância de usar um teste de diagnóstico rápido de baixo custo e rotineiramente disponível para detectar malária grave principalmente em crianças.

Malária grave

Malária grave ou complicada é um conceito operacional, assim é possível identificar os pacientes infectados com P. falciparum.

Estes infectados requerem cuidados médicos de maior complexidade do que aqueles habitualmente disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Duas características de P. falciparum estão associadas à maior virulência da espécie:

A capacidade de produzir grande número de merozoítos ao final da esquizogonia hepática.

A capacidade desses merozoítos invadirem hemácias de todas as idades.

No entanto, o principal fator de virulência de P. falciparum está na capacidade de adesão das hemácias parasitadas, a citoaderência forma rosetas.

A principal molécula do parasita, envolvida na aderência a receptores endoteliais, é uma proteína variável de alta massa molecular conhecida como PfEMP-1 (proteína da membrana do eritrócito 1).

O teste para diagnóstico rápido da malária

A malária deve ser considerada uma emergência médica potencial e deve ser tratada em conformidade.

Recentemente a revista Clinical Infectious Diseases apresentou um estudo de Ross Boyce, Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

Boyce é o autor do estudo que visa garantir que aqueles com a forma mais grave da doença malária sejam rapidamente identificados e tratados.

Aparelho portátil detecta rapidamente a malária e possível resistência aos medicamentos.

A pesquisa realizada

No período de seis meses, um total de 2.678 crianças com febre foram submetidas a testes de malária.

Para esta investigação foi usando um teste de diagnóstico rápido no Centro de Saúde Bugoye Level III no Distrito de Kasese, no oeste de Uganda.

Com base nos critérios estabelecidos de gravidade da doença foi avaliado e obtiveram resultados importantes.

A sensibilidade e especificidade do teste de diagnóstico rápido para detectar malária grave foram de 97,6%.

Fundamental para sua pretenções, o teste foi especialmente sensível para crianças menores de 5 anos de idade.

Saber quando uma criança está sofrendo de malária grave permite um rápido encaminhamento para um centro de saúde melhor equipado para lidar com as manifestações graves da doença.

Observações e diferenças dos testes tradicionais de malária

Testes de diagnóstico rápidos da malária existem por algum tempo, e geralmente são considerados padrão de cuidados na maioria das investigações da doença.

Porém, este novo teste oferece um olhar diferente para o diagnóstico, podem ser usados ​​para fornecer informações importantes além de um resultado positivo ou negativo.

Pode ser fundamental em atendimentos de emergência, proporcionar ao médico encaminhar rapidamente casos graves para centros avançados.

Boyce disse que o trabalho adicional é necessário para validar e operacionalizar algoritmos de diagnóstico e tratamento para não sobrecarregar redes de referência frágeis.

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] milhares de seres humanos são acometidos por doenças transmitidas por mosquitos, dengue, zika, malária e diversas outras doenças. É um grande desafio das equipes de saúde controlar estes insetos e […]

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Teste rápido exame

Teste rápido HIV, dengue e gripe usa gota de sangue em papel especial e celular para medir mudança de cor

Um novo dispositivo testa se existe anticorpos específicos no sangue de maneira simples e rápida. Uma gota de sangue dispensada em papel...

Leia tudo
teste fibronectina parto prematuro

Fibronectina fetal e o risco de parto prematuro, como e quando o teste para identificar a proteína é realizado

Parto prematuro é uma das principais causas que levam a morbidade e mortalidade perinatal. A fibronectina fetal é uma proteína produzida no...

Leia tudo
Teste rápido dengue detecta no inicio dos sintomas

Dengue NS1 teste rápido pode ser feito 24 horas após início de sintomas, resultado positivo em 15 minutos

Antígeno NS1 é uma glicoproteína que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pelo vírus da dengue. É...

Leia tudo
teste rápido bahiafarma

Teste rápido Bahiafarma Chikungunya IgM, Zika vírus IgG e IgM, e o NS1 positivo no primeiro dia da infecção

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Bahiafarma produz, medicamentos e produtos de saúde, visando suprir as demandas do Ministério...

Leia tudo
teste medicamentos falso ou degradado

Novo método usa dispositivo de papel para identificar medicamentos falsos ou degradados

Frequentemente observamos reportagens de apreensão de cargas de medicamentos falsificados, pessoas são presas vendendo caixas de fármacos que não possuem o princípio...

Leia tudo

Novo teste de dengue usa saliva como amostra, coleta fácil diagnóstico rápido

A tendência é sempre escolher métodos e amostras que facilitem a vida das pessoas, melhorando o processo de diagnóstico e tornando a...

Leia tudo
1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x