O atraso no diagnóstico e tratamento é uma das principais causas de morte em pacientes com malária. A doença é responsável por milhares de mortes ao redor do mundo, o diagnóstico é difícil e pouco confiável em áreas mais remotas e muitas vezes até em grandes centros que não estão acostumados com o problema. Principalmente com a intenção de distinguir a malária grave e não complicada os próximos testes rápidos devem ajudar nesta tarefa, além de dizer se está positivo ou negativo.
Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill demonstraram pela primeira vez a necessidade e importância de usar um teste de diagnóstico rápido de baixo custo e rotineiramente disponível para detectar malária grave principalmente em crianças.
Malária grave
Malária grave ou complicada é um conceito operacional, assim é possível identificar os pacientes infectados com P. falciparum.
Estes infectados requerem cuidados médicos de maior complexidade do que aqueles habitualmente disponíveis nas unidades básicas de saúde.
Duas características de P. falciparum estão associadas à maior virulência da espécie:
A capacidade de produzir grande número de merozoítos ao final da esquizogonia hepática.
A capacidade desses merozoítos invadirem hemácias de todas as idades.
No entanto, o principal fator de virulência de P. falciparum está na capacidade de adesão das hemácias parasitadas, a citoaderência forma rosetas.
A principal molécula do parasita, envolvida na aderência a receptores endoteliais, é uma proteína variável de alta massa molecular conhecida como PfEMP-1 (proteína da membrana do eritrócito 1).
O teste para diagnóstico rápido da malária
A malária deve ser considerada uma emergência médica potencial e deve ser tratada em conformidade.
Recentemente a revista Clinical Infectious Diseases apresentou um estudo de Ross Boyce, Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.
Boyce é o autor do estudo que visa garantir que aqueles com a forma mais grave da doença malária sejam rapidamente identificados e tratados.
Aparelho portátil detecta rapidamente a malária e possível resistência aos medicamentos.
A pesquisa realizada
No período de seis meses, um total de 2.678 crianças com febre foram submetidas a testes de malária.
Para esta investigação foi usando um teste de diagnóstico rápido no Centro de Saúde Bugoye Level III no Distrito de Kasese, no oeste de Uganda.
Com base nos critérios estabelecidos de gravidade da doença foi avaliado e obtiveram resultados importantes.
A sensibilidade e especificidade do teste de diagnóstico rápido para detectar malária grave foram de 97,6%.
Fundamental para sua pretenções, o teste foi especialmente sensível para crianças menores de 5 anos de idade.
Saber quando uma criança está sofrendo de malária grave permite um rápido encaminhamento para um centro de saúde melhor equipado para lidar com as manifestações graves da doença.
Observações e diferenças dos testes tradicionais de malária
Testes de diagnóstico rápidos da malária existem por algum tempo, e geralmente são considerados padrão de cuidados na maioria das investigações da doença.
Porém, este novo teste oferece um olhar diferente para o diagnóstico, podem ser usados para fornecer informações importantes além de um resultado positivo ou negativo.
Pode ser fundamental em atendimentos de emergência, proporcionar ao médico encaminhar rapidamente casos graves para centros avançados.
Boyce disse que o trabalho adicional é necessário para validar e operacionalizar algoritmos de diagnóstico e tratamento para não sobrecarregar redes de referência frágeis.