O ministério da saúde anunciou esta semana que irá realizar mudanças nas normas de fluxograma dos exames para diagnóstico de HIV, além disso, vai disponibilizar o exame através da coleta de sangue em papel de filtro especial, dispensando a necessidade de refrigerar o material, sendo possível enviar via correio para o laboratório de referência que vai realizar o teste. O sangue será coletado no centro de saúde de seu município e vai receber o resultado neste mesmo local. O teste rápido para HIV também será realizado mais frequentemente, o acesso ao teste será mais fácil, informa o MS.
O teste rápido para diagnóstico do HIV é um bom método para triagem de pacientes, possibilita realização do teste em locais que não contam com laboratório para realizar a análise, se for detectado algum caso o procedimento de confirmação garante segurança no resultado
A data do anúncio coincidiu com um caso ocorrido na unidade de saúde que eu trabalho, serve para ilustrar este fato de que 255 mil brasileiros estejam infectados e não tenham feito o teste. O caso é rápido, acompanhe.
Deu entrada no hospital relatando algumas dores, febre e tosse um paciente de 36 anos, o médico solicitou a internação. No outro dia uma técnica de enfermagem estava ministrando os medicamentos que estavam prescritos pelo médico quando se feriu levemente com um material hospitalar usado neste paciente, um acidente de trabalho. Prontamente a equipe da CCIH foi acionada para realizar os procedimentos de notificação indicados para estes casos, e o laboratório para realização do exame teste rápido de HIV e exames de hepatite B e C.
Ao realizar a análise do sangue do paciente fonte, foi detectado no teste rápido de HIV um resultado positivo, sendo necessário que a técnica iniciasse terapia antirretroviral de emergência. Vamos aos detalhes. O rapaz não sabia que era portador do vírus, nunca tinha feito um exame. Vamos mais longe. A esposa dele também acusou resultado positivo, ficou indignada com o marido. Felizmente quando realizei os exames dos 3 filhos, de 11, 13 e 15 anos apresentaram resultado negativo para HIV.
Fica claro que muitos brasileiros são portadores do vírus e não sabem, e quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo pode iniciar a terapia antirretroviral, maior a expectativa de vida. Faça o teste, não fique com receio de saber o resultado.
Sobre as resoluções e consulta pública
1) Ficam revogadas integralmente a Portaria GM/MS Nº 59, de 28 de janeiro de 2003 e a Portaria SVS/MS Nº 34, de 28 de julho de 2005.
2) Proposições para as mudanças.