Conforme tinha informado anteriormente em outro post, teste rápido para HIV, coleta de sangue em papel de filtro e outras novidades, já está vigorando as novas regras para testagem – Portaria SVS/MS Nº 151. O diagnóstico de HIV será mais rápido e terá nova opção para realização do exame anti-HIV e para pesquisa direta do vírus por técnica de biologia molecular em casos de resultados positivos para confirmar e indeterminados para esclarecer. Apresenta as etapas a serem seguídas em cada situação que surgir durante o diagnóstico do vírus.
As etapas para conclusão do resultado que antes eram três, agora passam a ser apenas duas, economia de material e tempo, mas sem perder qualidade. Outra novidade, que já tínhamos comentado foi a nova forma de coleta de sangue em papel-filtro, possibilitando realização de exames em locais distantes dos centros de diagnóstico podendo ser enviado via correios, facilitando o processo de testagem.
Quanto ao teste rápido que antes era realizado usando dois testes de diferentes marcas e se o resultado fosse discordante faria novo exame, agora apenas um teste será realizado e só se der positivo fará novo exame (fluxograma teste rápido).
A identificação dos indivíduos infectados pelo HIV é importante porque permite o acompanhamento precoce nos serviços de saúde possibilitando a melhora na qualidade de vida, por isso sempre recomendo aos colegas que visitam o blog para deixarem de lado qualquer tipo de medo ou preconceito e realizem o exame.
Etapa I para diagnóstico do HIV
A etapa I de triagem deverá ser utilizado um teste capaz de detectar anticorpos anti-HIV-1, incluindo o grupo O e anticorpos anti-HIV-2. Poderão ainda ser utilizados, nessa etapa, testes que combinem a detecção simultânea desses anticorpos e de antígeno. Metodologias que podem ser utilizadas: ELISA, MEIA, EQL, ELFA, CMIA e Testes rápidos. Resultados positivos nesta etapa devem ser testados na etapa II e resultados negativos devem ser relatados no laudo como “Amostra Não Reagente para HIV” e com a observação – “Em caso de suspeita de infecção pelo HIV, uma nova amostra deverá ser coletada 30 dias após a data da coleta desta amostra”.
Se o resultado for indeterminado, nova amostra deve ser coletada e iniciar novamente pela etapa I, caso continue apresentando este resultado o laudo será liberado como: “Amostra Indeterminada para HIV” e o laudo, neste caso deve constar: “Persistindo a suspeita clínica de infecção pelo HIV, uma nova amostra deverá ser coletada, após 30 dias, para esclarecimento do diagnóstico sorológico”, e se o resultado for negativo, idem resultado negativo etapa II e se positivo realizar etapa II.
Se for usado teste rápido na etapa I e der resultado positivo, colher nova amostra para realizar etapa II e se for resultado inválido, novo exame deve ser realizado.
Etapa II para diagnóstico do HIV
Para a etapa II as seguintes metodologias podem ser utilizadas: IFI; Imunoblot – IB; Imunoblot rápido – IBR; Western Blot – WB.
Acompanhe a sequência de análise para a etapa II na portaria e veja o fluxograma.
Os testes moleculares serão utilizados para auxiliar a definição do diagnóstico da infecção do HIV-1 em gestantes que apresentarem resultado indeterminado na primeira amostra, o médico deverá realizar novo pedido.
Na portaria SVS/MS Nº 151, DE 14 de Outubro de 2009, consta também a relação das circunstâncias que o teste rápido para HIV poderá ser utilizado, por exemplo, gestantes, parturientes, puérperas que não tenham realizado durante o pré-natal e paciente fonte em casos de acidente biológicos ocupacionais.
A nova portaria representa uma evolução no diagnóstico do HIV, mas somente na prática que poderemos observar os reais avanços e também prováveis dificuldades na sua aplicação. Estas dificuldades encontradas relataremos aqui no blog, assim que surgirem, para troca de experiência com outros profissionais que atuem neste setor, principalmente na rede pública de saúde.
Boa noite. Fiz um exame de hiv e outras doenças sexuais, porém pediram p mim refazer o exame e depois de alguns dias pra sair o resultado, pediram p mim refazer a segunda vez. Isso significa que o resultado deu positivo? Por isso estou refazendo?
A outra dúvida é, se só eu posso buscar esse exame ou alguém pode pegar por mim? Se o laboratório do meu plano não quis entregar a uma pessoa autorizada, pode ser pq o resultado é positivo?
Estou grávida e fiz todos os exames de pre natal necessários. Tudo normal, somente o de HIV não saiu. Liguei para o laboratório e eles me disseram que o resultado deu inconclusivo e eu teria que realizar um novo exame western Blot. Então o exame deu positivo e ela não quis dizer? Li que este exame só é feito em casos de resultado positivo!! Estou Mto aflita!! Fui em outro laboratório e fiz o teste novamente. Estou com mto medo do resultado.
oi… tive relação sexual a 14 anos sem proteção. de lá para cá não tive mais. Porem nos ultimos meses tenho ficado doente ( gripes freguentes). Fiz exames de sague (hemograma completo e deu normal) posso estar infectada com virus HIV???? O hemograma de uma pessoa infectada pode dar tudo normal???
Dr., estou desesperado, tive uma relação de risco em agosto, mais precisamente dia 21, fiz 3 testes rapidos, em setembro, com 37 dias de janela, em outubro com 62 dias e em dezembro com 105 dias. O senhor acha que posso confiar nos testes, testes rápidos são seguros? Ainda nao consigo acreditar neles, estou até em tratamento psicologico e psiquiatrico. muito obrigado
meu resultado para hiv-anticorpos deu não reagente com < 0.05…exame realizado pelo metodo quimioluminescência…o que isso quer dizer?
tive uma relação desprotegida a mais de seis meses,posso ficar tranquila ou tenho ainda que me preocupar?
o que quer dizer esse <0.05 significa que eu entrei em contado com o virus em algum momento?aguardo resposta estou desesperada…
Olá, boa noite… eu e meu namorado fizemos o exame em laboratório particular, o resultado do segundo exame WB saiu hoje e deu negativo ou NÃO REAGENTE para HIV, estamos muito felizes… podemos confiar mesmo nesse resultado?
Obrigada e parabéns pelo trabalho com certeza tem ajudado muita gente.
Que o universo conspire a seu favor sempre.
Dr. meu namorado e eu fizemos o teste anti HIV, o meu deu negativo, o dele indeterminado, ele repetiu e vai pegar o resultado semana que vem, o que devo fazer?
Esperar o resultado dele? O que pode ter acontecido?
Obrigada.
Bom dia. Gostaria de saber o seguinte. Fiz um exame hiv no laboratório. O resultado seria em 3 dias, porém o laboratório me ligou informando que a amostra era insuficiente e pediu mais coleta, o primeiro exames era anticorpos hiv eie e a segunda amostra apareceu esse mesmo exame e o imunoblot rápido. Isso é normal mudar o tipo de exame ou algo que eu devo procurar pois estou tendo até insônia com isso.
Ola dr. O que seria HIV IMUNOBLOT em analise, abaixo do resultado SOROLOGIA HIV 1 e 2 NAO REAGENTE. AMOSTRA NAO REAGENTE PARA HIV na interpretacao final do resultado?!
Sim, pode. Faça o exame anti HIV e tire logo a dúvida.
Sim são testes seguros, está tudo bem, não é necessário novos exames, mas se continuar com a dúvida, procure um laboratório e peça para fazer o anti HiV Elisa. Abraço.
Não se preocupe com estes números, fazem parte da metodologia utilizada para diagnostico, e eliminar elementos interferentes, saiba que seu teste é negativo e está tudo bem. Abraço.
Sim, mas procure seguir acompanhando com novos exames por segurança futuramente no CTA da sua cidade. Abraço.
Sirla, aguarde o resultado, acredito que tenha feito este exame em um CTA no posto de saúde, o pessoal deve acompanhar caso realmente seja um resultado indeterminado, e o seu também será acompanhado, mas se não foi no CTA, deve levar para a equipe da sua cidade acompanhar. Mas casos assim podem acontecer e não deve ficar preocupada. Abraço.
Teste HIV – Portaria define novo fluxograma para análise das amostras de sangue – http://t.co/ZbqQBxuN
Dr. por favor, preciso de uma resposta sua para me sentir mais segura, em outubro do ano passado tive uma relação de alto risco, realizei exames, todos testes rapidos, com 20 dias, 80 dias, e o ultimo em fevereiro desse ano com 120 dias, posso dar o caso como encerrado ou é necessario realizar mais testes??
Obrigado!!
Anticorpos Anti-HIV (I e II) – TRIAGEM : 0.05 material:Sangue metodo..: Imunoensaio enzimatico de 3a. Geracao – Quimioluminescente (VITROS ECi) Valor de referência: “Amostra NAO REAGENTE para HIV” …: Inferior a 1.00 “Amostra INDETERMINADA para HIV”…: Entre 1.00 e 2.00 “Amostra REAGENTE para HIV” …….: Superior a 2.00 Obs: Para “Amostras NAO REAGENTES para HIV” mas, “em caso de suspeita de infec cao pelo HIV, uma nova amostra devera’ ser coletada 30 dias apos a data da co- leta desta amostra”. Para “Amostras REAGENTES para HIV”: E’ necessaria a realizacao de teste comple mentar (Western Blot, Imunofluorescencia indireta, Imunoblot) para… Read more »
Teste #HIV – Portaria define novo fluxograma para análise das amostras de sangue http://tinyurl.com/yzuc7qq
RT @TopsyRT: Teste HIV – Portaria define novo fluxograma para análise das amostras de sangue http://bit.ly/i1Vo4G
Boa tarde.
20 dias apos contato de risco fiz exames de HIV e deu nao reagente.
Repeti com 45 dias e continuou nao reagente. Preciso repetir ?
Abaixo segue dados do exame:
45 dias
D.O AMOSTRA: 0.31
CUT OFF: 1.0
CONTROLE POSITIVO HIV 1: 2.51
CONTROLE POSITIVO HIV 11: 3.09
CONTROLE NEGATIVO O.32
No exame veio a informação para repetir em 30, e normal ou porque aparente alguma anormalidade ?