O teste de Coombs serve para verificar a existência de anticorpos AC, que agem contra as células vermelhas do sangue no corpo. Estes AC podem se ligar aos glóbulos vermelhos (hemácias) e causar a destruição prematura destas hemácias, evento conhecido como hemólise. Há dois tipos de Coombs, o Coombs direto e o Coombs Indireto.
O teste de Coombs direto é feito no laboratório a pedido do médico, para que possa detectar os anticorpos que estão ligados à superfície das células vermelhas do sangue, anticorpos são proteínas que o sistema imunológico da pessoa faz quando detecta que algo pode ser prejudicial para a saúde e precisa ser destruído pelas células do sistema imunológico.
Se a detecção do sistema imunológico é errada, ele irá produzir anticorpos que não destroem o que é prejudicial. Isso pode causar vários tipos de problemas de saúde. Tais anticorpos, algumas vezes atacam as células vermelhas do sangue, destruindo as hemácias e consequentemente levando a uma anemia, anemia hemolítica.
Este exame é extremamente útil na determinação da presença de eritroblastose fetal em recém-natos de mães coombs indireto reagentes ou com incompatibilidade ABO + Rh.
O teste de Coombs indireto é útil para identificar anticorpos circulantes não ligados, na amostra de soro, contra uma série de células vermelhas do sangue, em especial “D”. O exame Coombs indireto geralmente é utilizado em testes de pré-natal das mulheres grávidas – detecção de anticorpos anti-D circulantes em mães Rh negativas sensibilizadas, e em testes de sangue antes de uma transfusão de sangue ou para determinar se uma pessoa pode ter uma reação a uma transfusão de sangue.
Como é a coleta do sangue e o resultado do exame
O exame é realizado com uma amostra de sangue coletada do braço, sendo que não é necessário realizar jejum ou qualquer procedimento antes do teste.
O resultado que indica normalidade com o paciente, para o teste de coombs direto e indireto é negativo.
Resultado alterado no teste de coombs é quando o laudo informa como “positivo ou reagente“, é um exame anormal de Coombs, indica que o paciente tem anticorpos que agem contra suas próprias células vermelhas do sangue que pode ser devido a várias razões.
Doenças e condições que o teste de coombs pode ser usado para colaborar com o diagnóstico:
Anemia hemolítica auto-imune, anemia hemolítica induzida por drogas, eritroblastose fetal, mononucleose infecciosa, infecção por micoplasma, sífilis, leucemia linfocítica crônica ou outra doença linfoproliferativa, lúpus eritematoso sistêmico ou outra condição reumatológica e unidades de reação transfusional.
Sou fator rh negativo, já tive duas gestações, mas na última o resultado do exame de combs foi positivo e não sei se tomei a injeção pq não tinha conhecimento da gravidade desse problema pra uma gestação futura