Todos os hospitais e maternidades do SUS e das instituições particulares agora devem oferecer o teste da linguinha para recém-nascidos, conforme Lei Nº 13.002, a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês é obrigatório. Um teste para identificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua e assim diagnosticar a presença da língua presa e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que pode trazer problemas para sugar, mastigar, engoli e falar.
O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. No caso dos recém-nascidos, a alimentação também pode ser prejudicada já que afeta a sucção, e isso tem levado a desmame precoce. Mas o bebê pode ter dificuldade de passar para a papinha, devido a deglutição prejudicada. O bebê que apresenta língua presa pode até machucar o seio da mãe ao sugar o leite.
Língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos.
Os pais e responsáveis podem exigir a realização do teste da linguinha nos hospitais e maternidades, o exame é rápido, não tem dor para o bebê, além de ser bastante eficaz. Se for necessário cirurgia, o procedimento é rápido, em 10 minutos, um pequeno pique e tudo estará resolvido.
Esse procedimento é importante para corrigir o quanto antes problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala.
O protocolo de avaliação do frênulo da língua para bebês foi desenvolvido durante o mestrado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
Como fazer o teste da linguinha
O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde que esteja qualificado, ideal que seja um fonoaudiólogo. O exame deve ser realizado o mais cedo possível para evitar os problemas relatados, de preferência que faça o teste no primeiro mês de vida.
O profissional irá levantar a língua do bebê para averiguar se a língua está presa, e também observa quando o bebê estiver chorando e sugando.
O teste não tem nenhuma contraindicações. Recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua seja inicialmente realizada na maternidade. Existem graus variados de língua presa, por isso a importância de haver um teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico precoce.
Veja aqui procedimentos e protocolos para realizar o teste da linguinha, Irene Queiroz Marchesan também apresentou um protocolo, com fotos de alterações.
A avaliação precoce é importante para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso, por isso você mãe e pai cobrem a realização do teste, de preferência ainda na maternidade.