A segurança no trabalho é um tema importante e deve estar presente em todas as discussões nas comissões de trabalho, CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes), CLST (comissão local de saúde do trabalhador), SIPAT (semana interna de prevenção de acidentes do trabalho), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, visto que os acidentes de trabalho estão presentes na rotina das grandes indústrias e pequenas fábricas, nesta ultima tenho percebido que são as que menos se integram ou mesmo criam estas comissões, principalmente acham que por serem pequenas e trabalharem em produção de menor escala estarão livres deste grande problema que afeta a vida do trabalhador, levando assim a vários acidentes fatais.
Os trabalhadores que estão participando destas comissões ou eventos de segurança e saúde no trabalho, com toda certeza, observo isso no hospital onde eu trabalho, ficam mais atentos aos problemas, se tornam mais participantes no processo de construção, reformas e incorporação de novos equipamentos nos seus setores de trabalho.
Com essa integração os proprietários das empresas ganham, ao contrário do que muitos deles acreditam, por propiciarem aos seus funcionários senso crítico de enxergarem os problemas antes que eles aconteçam, evitando perdas de vidas, mutilações, incapacidades para o trabalho, afastamentos e principalmente, pelo menos para eles, demandas jurídicas, acarretando grandes perdas financeiras.
Devemos também observar, como a sociedade está enxergando esta empresas que possuem ocorrências frequentes de acidentes de trabalho, repudiando, muitas vezes, uma marca que vinha sendo construída durante anos.
Um trabalhador que participa de palestras com técnicos de segurança do trabalho, ou estão inscritos em serviços de acompanhamento do trabalhador, PCMSO, compostos por técnicos, engenheiros, médicos, enfermeiras do trabalho, cipeiros, ficam muito mais ligados às causas da empresa como um todo, realizam seu trabalho de maneira mais responsável e acima de tudo com maior dedicação. Não exercem atos inseguros como estas das fotos. O trabalhador bem informado ganha em qualidade de vida, sua relação com a família se torna mais saudável, todos ganham.