Também conhecido como DHEA-SO4, S-DHEA, SDHEA ou DHEA-S, o sulfato de deidroepiandrosterona é sintetizado pelas adrenais e a determinação desse andrógeno é importante para avaliação da adrenarca (sinal precoce de puberdade) normal ou patológica, no diagnóstico e no seguimento de indivíduos com carcinoma adrenal e no diagnóstico e no acompanhamento de mulheres com hirsutismo. Se você vai realizar o teste, veja como deve ser a coleta do sangue e verifique valores normais e alterados para este exame.
O DHEA, sobre o qual já escrevemos, o deidroepiandrosterona é convertido perifericamente em seu sulfato e vice-versa.
O SDHEA é o esteróide C19 mais abundante e a maior fonte dos 17-cetos- teróides urinários. Ele é na verdade um marcador da função adrenal cortical, fracamente androgênico, mas metabolizado nos tecidos periféricos em testosterona e diidrotestosterona.
Casos que o SDHEA está com resultado aumentado: Hiperplasia adrenal congênita, tumores virilizantes das adrenais, carcinoma adrenal, e Síndrome de Cushing.
Valor baixo no resultado do exame SDHEA pode ocorrer na Doença de Addison e hipoplasia adrenal.
Durante a infância, os níveis de SDHEA são crescentes e apresentam boa correlação com a idade óssea. Na segunda e na terceira década de vida chegam a valores máximos depois passa a reduzir progressivamente com a idade.
Valores normais e alterados do exame SDHEA:
Usando a metodologia quimioluminescência.
IDADE/ANOS – HOMEM ———— MULHER
18 – 20 —–> 24 – 537 mcg/dL —- 51 – 321 mcg/dL
21 – 30 —–> 85 – 690 mcg/dL —- 18 – 391 mcg/dL
31 – 40 —–> 106 – 464 mcg/dL — 23 – 266 mcg/dL
41 – 50 —–> 70 – 495 mcg/dL — 19 – 231 mcg/dL
51 – 60 —–> 38 – 313 mcg/dL —- 8 – 188 mcg/dL
61 – 70 —–> 24 – 244 mcg/dL — 12 – 133 mcg/dL
Maior 71 —> 5 – 253 mcg/dL —- 7 – 177 mcg/dL
No laudo do seu teste, logo abaixo ou do lado do resultado também é mostrado valores de referência para o método usado no laboratório, pode existe variação destes aqui mencionados, siga o que é informado no seu exame.
Para realizar o exame SDHEA, o material coletado do paciente no laboratório será o sangue, retirado da veia do braço, sendo que o ideal é ficar em jejum pelo menos 4 horas antes de retirar o material biológico. Informe também se estiver tomando algum tipo de medicação como carbamazepina, cetoconazol, fenitoína, contraceptivos orais, ampicilina, danazol e clomifeno. Informar também se tem doença da glândula adrenal.
Leve sempre seu resultado de exame para o médico avaliar.
Eu fiz exame, Mas não estava em jejum!! Tenho que refazer? Dá alguma alteração se não fizer em jejum?
Esclarecida p minha compreensão e um alívio. rsrs nomes estranhos de exames de deixam assustada por isso vou logo adiantando p entender, mas vou levar p minha médica q faço acompanhamento p esclarecer no meu caso clínico. Obrigada!