Quem trabalha em instituições de saúde que lidam com destilação de água e ainda não fazem o reaproveitamento deste precioso produto, acredito que não se sintam bem ao verem o líquido saindo do processo de resfriamento na destilação e literalmente sendo lançado no ralo da pia, fato que ainda hoje acontece em muito locais, farmácias de manipulação, laboratórios, centros de esterilização, bancos de sangue, desperdiçam até 2.000 litros para produzir pouco mais de 30 litros de água destilada.
Na destilação pelo sistema pilsen, a água entra na caldeira ou cuba na parte superior do equipamento e neste local é pré-aquecida, para em seguida entrar em ebulição e condensar posteriormente, produzindo água química e bacteriologicamente pura, no processo de resfriamento do aparelho, a água passa por dentro do destilador e depois é dispensada, de forma contínua, mas ela pode ser usada em várias tarefas rotineiras no próprio local, evitando o desperdício.
A produção da água destilada
A água destilada entra no preparo de cosméticos, substâncias químicas para posterior utilização, preparo de reagentes para testes laboratoriais, enxágue final de equipamentos extremamente sensíveis, e em outras etapas de trabalho dentro das instituições de saúde.
Utilizada também na limpeza interna automática dos equipamentos de laboratórios. Mas, para a obtenção de um volume de água destilada que possa ser útil para estas tarefas diárias evidentemente é necessário utilizar um quantitativo bem maior de água proveniente dos reservatórios naturais.
O problema todo reside no fato de que a maioria dos usuários destes sistemas descarta a água excedente desse processo.
Volumes de água perdidos na destilação
Gustavo Junor Lage também preocupado com esta questão propôs uma mudança neste cenário, visto que, em levantamentos realizados por ele, obteve o impressionante gasto – para destilar 1 litro de água perdeu 62,5 litros, para destilar 15 litros perdeu 937,5 litros, e para destilar um galão de 30 litros teve uma perda total de 1.875 litros, quase uma caixa de 2.000 litros para obter apenas 30 litros de destilado.
Mas ele não cruzou os braços, teve uma ideia para coletar este excedente de água e usar para outros fins, veja logo abaixo como foi este procedimento.
Uma solução para a perda de água ao destilar
A ideia básica de Junor foi colocar um reservatório na parte externa do estabelecimento onde realiza a destilação, poucos centímetros abaixo do nível de saída da água do destilador, geralmente o equipamento vai ficar fixado na parede a uma altura de 2,20 metros.
Do reservatório na parte externa, segue um cano para uma torneira, de preferência em um local próximo, onde é feita a lavagem de vidrarias, para reaproveitar a água usando a queda natural.
Outro trabalho e a intervenção para mudar a condição de desperdício
Em um outro trabalho apresentado por Gabriela Cavalcante Silva e Cláudia Pereira a quantidade de água desperdiçada no laboratório de microbiologia na Universidade Federal de Mato Grosso era 21 litros para produzir 1 litro do líquido destilado.
Neste caso a perda era menor do que aquela apresentada anteriormente, mas também seria necessário uma intervenção para mudar esta condição de desperdício, o procedimento desta vez foi diferente.
Neste caso o sistema de reutilização da água faz uso de bomba de recalque – a água sai do destilador e segue por canos até um reservatório que fica na parte externa do laboratório.
Neste caso, o reservatório foi colocado no chão, e quando atinge um volume considerável de água no interior da caixa, aciona-se uma bomba de recalque que envia o líquido presente no interior da caixa por canos até uma torneira no laboratório, quando acionada na sala de lavação de materiais, poderá lavar pipetas, provetas e outros materiais.
Estes dois sistemas utilizados são ideias simples, mas que fazem grande diferença para o reaproveitamento da água que está sendo lançada no ralo da pia em muitas instituições de saúde, e o benefício não será somente econômico com a utilização da água que seria desprezada, mas podemos avaliar que os maiores benefícios gerados devem ser ambientais.
Se você tem mais alguma boa ideia para reuso da água dos destiladores não deixe de passar a outros colegas. Até mais.