AidsPortaria visa combater discriminação relacionada ao HIV e a...

Portaria visa combater discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais de trabalho

Foi publicado recentemente portaria visando combate à discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais onde a pessoa exerce ou pretende exercer uma atividade laboral, a portaria nº 1.927 no Diário Oficial da União fixa orientações para combater a discriminação de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Aids nos locais de trabalho, apenas cumpre recomendação 200 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), aprovada ainda em 2010. E deverá ser seguido pelos órgão públicos e privados.

Anteriormente tínhamos comentado em alguns textos aqui no site, sobre proibição de solicitar exames de HIV, e a portaria Interministerial nº 869, trata sobre isso, não pode solicitar o exame admissionais, periódicos e demissionais no serviço público federal, a portaria agora também deixa as coisas mais claras e abrangentes nesta área.

Buscando combater a discriminação de pessoas com HIV e aids nos locais de trabalho, a portaria abrange todos os trabalhadores que atuem sob todas as formas ou modalidades, e em todos os locais de trabalho, incluindo, pessoas que exercem qualquer emprego ou ocupação; pessoas em formação, tanto estagiários ou aprendizes; também voluntários; aquelas pessoas que estão à procura de um emprego e os candidatos a um emprego; trabalhadores despedidos e suspensos do trabalho.

Ressaltamos que agora vale para todos os setores da atividade econômica, incluindo os setores privado e público e as economias formal e informal. E o estado sorológico no que diz respeito ao HIV, seja real ou suposto, ou do fato de pertencerem a regiões do mundo ou a segmentos da população considerados sob maior risco ou maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, não deverá haver discriminação ou estigmatização dos trabalhadores.

Todos os trabalhadores, sua família e dependentes devem ter privacidade e confidencialidade relacionada ao HIV e à Aids, principalmente com relação ao seu próprio estado sorológico para o HIV.

Relembrando que o estado sorológico de HIV, seja ele real ou suposto, não pode ser causa de rompimento da relação de trabalho, como já mencionamos em comentários de textos anteriores.

Destaca-se também que ausências temporárias do trabalho por motivo de doença ou para prestar cuidados relacionadas ao HIV e à Aids devem ser tratadas da mesma maneira que as ausências por outros motivos de saúde.

Você poderá ver a portaria completa aqui neste link.

Na verdade, não é somente recomendação ou orientação, a portaria estabelece sanções para as práticas discriminatórias relacionadas ao HIV e Aids no trabalho. Se os auditores fiscais do trabalho identificarem discriminação por parte de empregadores poderá resultar em multa administrativa de dez vezes o valor do maior salário pago pelo empregador, elevado em cinquenta por cento em caso de reincidência.

Resultados dos exames de HIV devem ser confidenciais e não podem comprometer o acesso ao emprego, estabilidade, segurança no emprego ou oportunidades para o avanço profissional. Todos os trabalhadores, incluindo os migrantes, os desempregados e os candidatos a emprego, não podem ser coagidos a fornecer informações relacionadas ao HIV sobre si mesmos ou outros.

A portaria cita também que, existindo a possibilidade de exposição ao HIV no local de trabalho, os trabalhadores devem receber informação e orientação sobre os modos de transmissão e os procedimentos para evitar a exposição e a infecção.

Estado sorológico de HIV não pode ser causa de demissão, e as ausências temporárias por motivo de doença ou para cuidados relacionadas ao HIV e à Aids devem ser tratadas da mesma maneira que as ausências por outros motivos de saúde.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Exame hemoglobina glicada, A1C – Avaliando o controle do nível glicêmico

Neste post vamos comentar sobre um importante exame laboratorial...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x