Quando seu médico solicita um hemograma, alguns índices aparecem no resultado de exame de sangue, hemácias, leucócitos, plaquetas, e também o PDW – Platelet Distribution Width, este índice reflete o quão uniforme está o tamanho das plaquetas. Veja aqui para que serve o exame e o que significa um resultado alterado, baixo ou aumentado.
Normalmente as plaquetas maiores são mais jovens, enquanto plaquetas menores são aquelas com alguns dias depois de criadas, mais antigas. Tendo um elevado número de grandes plaquetas e uma baixa contagem de plaquetas indica que a medula óssea tem intensificado os níveis de produção.
Significado do resultado de exame PDW alterado
Plaquetas são os menores elementos formados no sangue, em forma de disco sem núcleo, com uma frágil membrana, produzida na medula óssea por fragmentação de megacariócitos.
Para avaliar as plaquetas o médico analisa o número total de plaquetas, além do índice PDW, e VPM que é o volume plaquetário médio, normalmente estes dados estão presentes no hemograma, mas o médico pode solicitar especificamente um plaquetograma, com mais informações.
VPM e PDW são índices simples da análise de plaquetas, aumentam durante a ativação plaquetária. Segundo estudo de E Vagdatli e colegas.
PDW é um marcador mais específico de ativação plaquetária, uma vez que não aumenta durante o inchaço plaquetário simples.
O teste de sangue Platelet Distribution Width geralmente será comunicado com resultados que são baixos, normais ou elevados. Veja abaixo o que os resultados significam.
Valores normais de Platelet Distribution Width
Os valores normais do índice PDW são 16,3 a 17,9%.
Mas estes valores podem ser diferentes no laboratório que você realizou o teste, depende do equipamento utilizado na análise.
Verifique no seu resultado, ao lado do valor encontrado está descrito o valor de referência, esta faixa será o intervalo normal.
Hemograma com PDW alterado – Alto
Este resultado mostra que as plaquetas variam consideravelmente de tamanho.
Esta pessoa tem no seu sangue numerosas plaquetas mais jovens e numerosas plaquetas mais antigas no sangue.
Tal fato pode indicar distúrbios afetando a medula óssea ou as plaquetas, sendo importante realizar mais testes.
Certos tipos de anemia, câncer, condições inflamatórias geralmente causam resultado com esta característica.
Também, certas doenças infecciosas e o uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser a causa de PDW alto.
Hemograma com PDW alterado – Baixo
Neste caso também pode ser uma indicação de certa desordem presente, afetando a medula óssea e sua propriedade de produzir plaquetas.
Tipicamente infecções virais tendem a levar a este resultado, como hepatite, mononucleose ou sarampo.
Alguns fármacos e cânceres podem levar a resultados com PDW baixo.
Hemograma com PDW normal
Mas o resultado esperado é um valor normal, dentro dos parâmetros de referência.
Indicando que as plaquetas estão em tamanhos relativamente homogêneo, muito parecidas umas com as outras.
Resultados alterados
Caso seu resultado de hemograma tenha mostrado um PDW anormal, mas não tenha uma causa conhecida, então o médico pode optar por realizar testes adicionais ou mesmo descartar algum problema.
Na tentativa de esclarecer, pode ser útil buscar condições inflamatórias, insuficiência renal, doenças infecciosas ou distúrbios hemorrágicos.
Exames como TGO, TGP, ferro sérico e níveis de vitaminas, podem ajudar esclarecer.