A lipase é uma enzima produzida principalmente pelo pâncreas, liberada no intestino para quebra de gorduras, se encontra elevada nos casos de pancreatite de qualquer etiologia. O exame de lipase normalmente é solicitado junto com o teste da amilase, veja aqui o motivo do médico ter solicitado esta dosagem, como deve ser o jejum, coleta do sangue, medicamentos que podem interferir na dosagem e valores normais e alterados.
Quando comemos, a lipase é liberada no trato digestivo com a intenção de colaborar na quebra de gorduras, além disso, age aumentando a permeabilidade da célula permitindo que os nutrientes vitais e resíduos passem através da parede da célula. Então, um pouco de lipase é sempre necessário, mas níveis aumentados da enzima presente no sangue pode indicar a presença de certas condições de saúde.
Frequentemente o teste de lipase é solicitado em conjunto com exame de amilase, como já mencionamos em outro texto, o teste é utilizado para apoiar o diagnóstico de doenças do pâncreas, como pancreatite aguda e crônica, fibrose cística, doença celíaca, doença de Crohn, câncer localizado no pâncreas.
A lipase é liberada em altas concentrações no sangue, persistindo por muito mais tempo que a amilase, possibilitando a confirmação do diagnóstico tardio da doença.
Pacientes que não estão com pancreatite, mas que apresentem outras doenças gastrintestinais podem apresentar amilase aumentada e lipase estará normal, pois a lipase é específica do pâncreas.
O seu médico pode solicitar o exame se tiver sintomas clínicos de uma doença no pâncreas, como, dor abdominal intensa ou dor nas costas, perda de apetite, náuseas ou febre.
Como se preparar para a coleta do sangue no teste de lipase
Antes da coleta do sangue no seu laboratório de confiança é necessário realizar um jejum de pelo menos 4 horas, o sangue será coletado da veia e colocado em um tubo para posteriormente ser levado ao equipamento que realiza o teste. O resultado é entregue normalmente no dia seguinte.
Resultados normais – Valores de referência
Um resultado normal neste teste o valor deve ser inferior a 60 U/L. Mas o resultado deve ser analisado pelo seu médico.
Medicamentos podem interferir no resultado
Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos ou suplementos antes do teste. Não pare de tomar qualquer um dos seus medicamentos antes de consultar o seu médico. Estes são os medicamentos que podem interferir com os resultados do teste de lipase: Colinérgicos, codeína, indo-metacina, meperidina e morfina podem provocar um aumento na Lipase sérica. Já os íons Cálcio podem interferir diminuindo os valores de Lipase.
Apesar do teste de lipase fornecer informações importantes sobre a saúde, ele é normalmente usado como parte de um exame de saúde completo, o seu médico irá fazer a avaliação levando em consideração outros testes e sintomas.