É necessário sabermos primeiro: 1) o que é anemia? Trata-se de uma doença onde podemos observar a diminuição dos glóbulos vermelhos, mais diretamente da quantidade de hemoglobina presente nas hemácias. A hemoglobina é uma proteína que contém o ferro na sua estrutura e transporta o oxigênio necessário para alimentar as células do organismo para produção de energia. Havendo diminuição na concentração de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, os órgãos do corpo começam a receber menor volume de oxigênio, começando então a aparecer problemas físicos. A principal causa de anemia é a deficiência de ferro no sangue.
2) Como a anemia é prevenida? Um dos principais focos é ter uma dieta rica em ferro. Nunca esquecer que a anemia pode ser proveniente de outras causas como alguns tipos de vitaminas ou outros problemas de produção ou perda exagerada.
Sabendo o que é anemia e como prevenir, podemos agora identificar os alimentos ricos em ferro. Alguns deles: Carne de vaca, peixe, gema de ovo, frango, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, espinafre, brócolis, couve e outros vegetais de folha verde escura.
A ingestão destes alimentos melhora a disponibilidade de ferro para o sangue, mas temos que nos atentar também com a questão do aproveitamento deste ferro pelo órgão produtor de sangue. Para isso devemos:
- Quando consumir tomates, procure retirar as sementes pois elas influenciam na absorção do ferro no organismo;
- Não use derivados de leite nas refeições principais, almoço e janta, (leite, creme de leite, queijo), pois eles interferem na absorção do ferro;
- Durante ou após o almoço, consuma um alimento fonte de vitamina C, como frutas cítrica, pois essa vitamina facilita a absorção do ferro;
- Tente diminuir a quantidade de alimentos industrializados presentes na sua dieta, como enlatados e chocolates;
- O suplemento ferro em composição medicamentosa só deve ser tomado com orientação médica;
- Evite beber chá ou café durante as refeições;
- O corpo armazena o ferro por alguns dias, portanto não é motivo de aflição se não conseguir ingerir quantidade ideal diariamente.
Não basta simplesmente comer alimentos ricos em ferro, é necessário melhorar as condições para a absorção do mesmo, assim podemos conseguir um melhor rendimento e aproveitamento deste importante componente.