O colesterol é um lipídeo e está associado a doença vascular aterosclerótica. Nosso organismo precisa do colesterol para várias funções, mas dentro de valores normais. É metabolizado no fígado e transportado no sangue por lipoproteínas (70% por LDL “mau colesterol”, 25% por HDL “bom colesterol” e 5% por VLDL). Colesterol aumentado pode causar uma obstrução nas paredes das artérias, dificultando o fluxo sangüíneo. O aumento do colesterol muitas vezes não é perceptível.
Alguns tipos de gorduras:
Gorduras Monoinsaturadas: Encontrada no azeite. Não aumentam o colesterol total sanguíneo e não reduz o HDL colesterol.
Gorduras Poliinsaturadas: Diminuem o colesterol total o que é favorável. Podemos encontrar nos óleos vegetais e de peixe.
Gorduras saturadas: Elevam o mau colesterol (LDL). Presentes em produtos de origem animal, azeite de dendê, manteiga e gordura hidrogenada.
Para realizar o exame é necessário fazer um jejum de 12 h e não ingerir bebidas alcoólicas 24 h antes do exame.
Valores do colesterol acima de 200 mg/dl podem ser prejudiciais, e é importante avaliar as outras frações do colesterol.
Faça exercícios, cuide de sua alimentação evitando frituras, dando preferência aos produtos cozidos no vapor, assados ou grelhados; use óleos de origem vegetal; evite enlatados e salgadinhos.
Não exagere no álcool e no sal.
Visite seu médico e faça exames regularmente, toda doença descoberta no início é bem mais fácil ser tratada e os resultados são muito melhores.