Novos métodos de esterilização estão sendo testados por médicos e grandes laboratórios, visando ganhar um mercado que é promissor, entre estes produtos, que tem ganhado destaque na mídia e certamente entre as mulheres que querem evitar ter filhos sem ficarem reféns dos meios convencionais de esterilização com uso da cirurgia, uma mini mola (essure) que é introduzida por um médico com a ajuda de um histeroscópio, através da vagina até o útero, chegando até as trompas de falópio. Depois deste procedimento, nos próximos 3 meses o organismo absorve a mola, o tecido cresce sobre ela, fechando a trompa com um material denso, formando uma barreira e consequentemente impedindo a passagem do espermatozóide por este orifício, evitando encontrar o óvulo.
O procedimento de inserção da mola, apresenta a vantagem de ser não invasivo, não é necessário nenhum procedimento cirúrgico para colocação do pequeno elemento, sendo assim, evita intercorências médicas, infecções hospitalares, traumas gerados por procedimentos cirúrgicos, na paciente e com sua família, gastos com internação são reduzidos, mesmo com o preço ainda elevado do produto no mercado, os custos cirúrgicos ainda seriam maiores. Uma opção a laqueadura que gera além da incisão, anestesia, internação de alguns dias e riscos inerentes a um procedimento desta magnitude.
O produto foi lançado inicialmente nos EUA em 2002 pela empresa Conceptus, mas no Brasil só agora começa a atuar fortemente no mercado. O material usado, as minúsculas molas, segundo a empresa fabricante é o mesmo utilizado em outros procedimentos cirúrgicos, como enxertos em vasos sanguíneos, substituição de válvulas cardíacas, e outros casos.
O procedimento para colocação do dispositivo leva por volta de 35 minutos e pode ser feito nas próprias clínicas médicas, e a paciente pode voltar a ter uma atividade normal de vida depois de 24 horas. Sua eficácia averiguada em estudos clínicos realizados pelo fabricante está em torno de 99,8% dos casos.
É importante ressaltar que existem situações que não é indicado o uso do produto, por isso antes da decisão de colocar o dispositivo o ideal é que além da avaliação clínica do médico, a paciente seja acompanhada por um psicólogo para verificar as condições da decisão tomada por ela, visto que a mini mola somente poderá ser retirada por procedimento cirúrgico.
Principalmente para mulheres que usam frequentemente a pílula do dia seguinte, transformando este métodos de emergência, em um método oficial como anticoncepcional, por não terem condições,ou mesmo por medo de realizar a laqueadura, o uso do dispositivo seria benéfico.
O método deve ser usado com cautela, mas é evidente que é uma evolução. Já existe estudo com um produto, parecido com este, mas que tem uma vantagem a mais, ele poderá ser retirado quando a mulher desejar.
Eu me chamo Chris, tenho 23 anos, dois filhos um de 8 e um de 3 anos . Fiz o planejamento com 21 anos e depois de três meses saiu a ligadura pra eu fazer, meu companheiro e eu assistimos as palestras ele assinou junto comigo e dois mês depois fui fazer o procedimento, que foi muito rápido, sentir um pouquinho de dor mas nada de mas, depois dos três meses voltei lá é fui liberada pelo médico . Desde então faz 2 anos que não tomo nada. Tenho um pouquinho de medo ainda, mas como eu tinha muita facilidade… Read more »
Oi sou a Bruna lima tenho 24 anos e 2 filho um de 3 anos e de 4 anos e eu consegui essa cirurgia vou fazer esse mês ainda..fiz o planejamento familiar no posto no começo de 2013 e agora com essa cirurgia consegui vou fazer esse mês to muito felizzz não vejo a hora de fazer depois venho aqui contar como foi ..
ola gostei muito da sua materia,quero fazer esse metodo.sera q vc tem c conseguir os nomes dos medicos q fazem esse procedimento?
amei esse metodo vou fazer tenho 21 anos mas tenho dois filhos ja um casal e nao quero mas nenhum entao fiquei sabendo desse metodo e amei se deus quiser vou consegui
Como faço pra encontar esse método na Bahia doutor???
No sus já está disponível essa mini mola.
Bruna conte como foi. Até mais.
oi
gostaria de saber se o metódo e reversível?
por favor alguem sabe como faço para fazer esse procedimento pelo sus ou por alguma unersidade em sao paulo tenho 35 anos e um filho especial e nao quero mais ter filho obrigado meu imail e luhorita@ig:disqus .com.br
Gostaria de saber o valor deste procedimento ou se no SUS já tem, vi na TV que tem disponivel no hospital do tatuapé mas como chego até lá…
OI ADOREI!!!Mas gostaria de saber mais, e valores!!E se aqui em BH tem quem faz!
http://migre.me/76G sobre a mini mola dispositivo que deve substituir a cirurgia para laqueadura
Por favor este método é excelente e estou dentro do perfil.
Tenho 43 anos, 5 filhos, sendo o caçula com 10 meses.
Preciso do endereço do médico ou hospital onde fazer aqui em BH.
Pelo sus ou particular.
Esta noticia (mini molas) foi muito boa pra mim e pro meu esposo.
aguardo com muita expectativa. obrigada.
foi muito bom e muito enrriquecedor para mim estas respostas que encontrei neste sait,que sempre possam estar investindo nesta area para que todos nos possamos aprenser e tbm usas os grandes benifícios aprendidos.
ola gostaria de saber como faço para entrar em contato com algum medico que ja esteja fazendo este procedimento, tenho urgencia, e que nao posso usar medicamentos para prevenção pois ja tive depressão, e a laqueadura ainda não encontrei um medico disposto a fazer tenho 30 anos e 1 filho nao pretendo ter mais , se puder me ajudar em um desses casos agradeço, débora
Doutor.Estava pensando num método similar,por exemplo um stentr(mola).
Ocorrendo uma espansão dentro das tubas uterinas. E sendo implantados pelo médico.Será que funciona?
Fiquei satisfeito com o novo método,porque futuramente não precisarei fazer vasectomia! E fico triste porque estava realizando um projeto similar,cujo o mesmo não posso contar. cheguei atrasado, pela segunda vez, segundo invento por água abaixo. mas valeu,eu estava certo.
oi queria saber em q hospitais ja estão disponíveis essa cirurgia com
mimes molas …
Meu nome é Rosyemire, tenho 2 filhos e 36 anos e não me adapto a nenhum contraceptivo. Procurei meu genicologista e perguntei sobre este método e ele disse que nem sabe do que se trata.Quero me submeter a este procediemento o quanto antes. Notei que há vários comentários mas ainda não há resposta para o que realmente importa: Onde faço? Que hospital ou clínica, devo procurar? Aguardo resposta. Obrigada.
Moro em Belo Horizonte e gostaria de saber todas as informações sobre a “mola”. Quando chega aqui, profissionais que estão realizando este procedimento, valores, efeitos colaterais, etc.