×
Em

Muitas pessoas estão infectadas no Brasil e no mundo com o vírus HIV e nunca tiveram um diagnóstico, o grande problema neste caso não é a falta de kits para fazer o exame, ou de médicos para consultar e analisar o resultado, mas devido ao medo de ser testado, mais exatamente do resultado ser positivo.

Aqui no site recebo muitas perguntas sobre HIV, pessoas relatam que sentem medo de fazer o exame, escrevi sobre este problema em outra ocasião, “Faça o teste de HIV – Fique livre da dúvida, negativo ou positivo a vida segue“.  Em outro texto comentei que a melhor solução é fazer o exame, pesquisas indicam “Tratamento precoce em caso de HIV positivo diminui danos ao sistema imunológico e risco de transmissão“.

Recentemente acadêmicos de Royal Holloway, University of London, realizaram a maior revisão global das barreiras psicológicas por trás do teste de HIV e os fatores que podem influenciar a decisão das pessoas a serem testadas.

Os resultados, publicados na principal revista AIDS and Behavior, revelam que o medo de ter um resultado positivo torna a testagem do HIV uma das maiores barreiras para o diagnóstico. Mais da metade dos 35 milhões de pessoas infectadas com o HIV não foram diagnosticados.

Dr Michael Evangeli, do Departamento de Psicologia da Royal Holloway, que liderou o estudo, disse que a pesquisa mostra a necessidade de implantação de ações para reduzir o medo do teste de HIV, visando aumentar a quantidade de pessoas testadas, para que possam receber o tratamento e cuidados do HIV. Quanto mais cedo isso for feito melhor para reduzir a transmissão do HIV, alcançar resultados melhores com o tratamento e boa qualidade de vida.

Realmente os governos precisam implantar programas voltados especificamente para este grupo de pessoas, esclarecendo sobre os benefícios de descobrir o mais cedo possível, além de evitar transmitir para seus parceiros, e até gerar filhos com o vírus.

6 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Boa noite. Fui fazer uma doaçao de sangue e meu teste de sangue nao foi aprovado. Pediram para realizar novos exames. Na hora me falaram que era uma suspeita de sifilis. No aguardo aos resultados fui em outro medico e fizeram o teste. Deu reator para sifilis e nao reator para outras doencas. Fiz o tratamento e no primeiro teste ja baixou o VDRL deu negativo. Como a exposiçao ja faz seis meses ou quatro fiz o HIV deu nao reativo 0.09 . Enfim, nao sei mais oq pensar pois me pediram para repetir o exame de HIV.

Olá tive uma esposiçao sexual dia 11 Dezembro pois sou gp mais sempre me cuidei fui a um chá me deram pep sem ser feito teste rápido 3 depois retornei pra fazer o exame rápido mas já estava em uso dos arvs uma testebioesy es deu positivo e abon negativo a pedir o pra voltar no outro dia voltei ai os dois teste positivo mas cotinuaro com pep fui no mesmo dia em um laboratório particular e colhi exame convecional fiz 16 exames convencional pela roche 4ggeração todos negativos ai repeti os exames depois de 93 dias deu negativo pela… Read more »

Olá doutor, realizei o teste antigeno p24 e hiv 1 e 2, 15 dias após o contato de risco a pedido do urologista, porém isso já vai fazer um ano e desde a referida data n levei os exames a o urologista e nem realizei outros testes, devo me preocupar?

Realmente o medo é complicado, devido o modo que a Doença foi exposta e as mortes causadas nos anos 80, creio que assustou e ainda assusta muita gente.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Em

Médico pediu um segundo exame de HIV, veja como funciona o fluxograma de teste rápido

Existe um fluxograma que determina o uso de Teste rápido. Estes testes podem ser de antígenos diferentes e realizado um após o...

Leia tudo
Sobre o medicamento dolutegravir
Em

OMS e Anvisa investigam defeitos congênitos do tubo neural do medicamento Antirretroviral dolutegravir

O medicamento pode estar causando defeitos no tubo neural em bebês concebidos quando suas mães estavam tomando o antirretroviral conhecido como dolutegravir....

Leia tudo
dolutegravir antirretroviral

Dolutegravir, saiba os critérios para a substituição de esquemas de terapia antirretroviral por este medicamento

Uma nota informativa de órgãos do ministério da saúde recomenda a substituição de esquemas de terapia antirretroviral pelo dolutegravir, mas a troca...

Leia tudo
Teste rápido no CTA, HIV, sífilis e hepatite

CTA – Centros de Testagem e Aconselhamento, faça o teste rápido de HIV, sífilis, e hepatite com sigilo

Conhecidos como CTA, são os Centros de Testagem e Aconselhamento, serviços de saúde com a função de diagnosticar e também prevenir doenças...

Leia tudo

Portaria visa combater discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais de trabalho

Foi publicado recentemente portaria visando combate à discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais onde a pessoa exerce ou pretende...

Leia tudo
Em

HIV, cuidado com as soluções milagrosas, charlatões agora curam a AIDS

Não é raro receber emails ou mesmo comentários no site, de pessoas falando que encontraram a cura, que estão livres do vírus,...

Leia tudo
6
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x