A classe dos medicamentos anti-histamínicos podem ser dividida nos fármacos nasais, oftalmológicos, sistêmicos e tópicos. Medicamentos ditos anti-histamínicos agem antagonizando receptores H1, reduzindo os efeitos da histamina em reações alérgicas e pruridos. Nesse texto comentaremos sobre os anti-histamínicos tópicos.
Entre os medicamentos tópicos AH podemos citar fenergan creme, caladryl e prometazin. A ação deste grupo de medicamento quando em forma tópica ajudam reduzir processos alérgicos e a coceira que se instala decorrentes de alguma patologia.
Ação rápida dos Anti-histamínicos e mecanismo de ação
O início da ação destes medicamentos, mesmo na forma tópica é bem rápida e os resultados são observados dentro de poucos minutos. Permanece agindo no local por 8 a 14 horas depois de aplicado. sendo que a concentração máxima de sua ação ocorre dentro de 4 a 5 horas.
Vários fármacos desta classe de anti-histamínicos são disponibilizadas como medicamentos genéricos, normalmente com o nome do princípio ativo como a prometazina, porém dificilmente estão disponíveis nos programas do sistema público de saúde.
Como nos referimos no início do texto, os anti-histamínicos como a prometazina, são antagonistas de receptores H1, desta forma promovem a constante e gradual redução dos efeitos provocados pela histamina.
A histamina está presente nos processos alérgicos e é produzida de forma branda ou acentuada dependendo de cada organismo.
Quando acorre danos físicos, infecção ou reações alérgicas, algumas células dos tecidos, danificados liberam a histamina.
Uso dos fármacos anti-histamínicos e outras recomendações
Os anti-histamínicos tópicos estão geralmente na forma de creme 2% sendo 20 mg/g, em bisnagas de 30 gramas.
Para usar o produto basta lavar a região afetada e depois secar bem a pele. Feito isso, aplique uma camada fina por duas a três vezes ao dia.
É importante evitar o uso desta medicação em crianças menores de 2 anos.
Para uso desta medicação o receituário é simples.