Muitas mulheres acalentam a ideia de ter um bebê, e com minha esposa não foi diferente. Este ano ela ficou grávida, contei aqui como foi o teste de gravidez, eu mesmo realizei o exame no laboratório, momento especial quando vi o teste positivo. Os meses foram passando, algumas dores normais, depois fizemos o primeiro ultra-som, revelou normalidade, por falar nisso o Nick Elis publicou a notícia do menor ultra-som do mundo.
Recentemente realizamos o US morfológico gravamos em DVD, confirmou as suspeitas anteriores, um menino está vindo e está tudo bem com ele. Mas, duas coisas merecem destaque, problemas de pele (acnes) e duas infecções urinárias ocorreram, acontecimentos frequentes em casos de gravidez. Devido a um aumento de nutrientes sendo liberados na urina, glicose, aminoácidos, proporcionam um ambiente ideal ao crescimento bacteriano, a infecção urinária se estabelece. “É a terceira intercorrência clínica mais comum na gestação, acometendo de 10 a 12% das grávidas, sendo que a maioria destas infecções ocorre no primeiro trimestre da gravidez”, levando a partos prematuros, hospitalizações da mãe, até ocorrências mais graves, por isso é importante estar atento, realizar exames de urina, EAS e urocultura. Na segunda vez o medicamento indicado pelo médico foi monuril – fosfomicina trometamol, caixa com 1 envelope de granulado de 8g, uso oral, ideal para bacteriúria assintomática na gravidez.
Quanto aos problemas de pele, acnes, normalmente acompanha as gestantes, devido a elementos que o organismo necessita eliminar e principalmente alterações hormonais que surgem. Outras alterações de pele podem ser vistas no blog da Valéria. Quanto a medicamentos e cremes para evitar ou amenizar a ocorrência de acnes durante a gravidez é importante lembrar que não deve utilizar qualquer produto que contêm peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ou qualquer um dos retinóides. Estes produtos não são seguros para uso durante a gravidez. Pergunte sempre ao médico se aquele mesmo produto que usava antes da gravidez poderá ser usado neste momento. A Luciana fala mais sobre produtos e cosméticos durante a gravidez.
Outro evento que ocorre durante a gestação e deve ser citado é a anemia, o exame hemograma deve ser feito algumas vezes durante a gravidez para avaliar principalmente a condição das hemácias, que contém hemoglobina, a qual necessita de ferro na sua produção, pigmento dos glóbulos vermelhos, realiza o transporte de oxigênio, e cuja falta denomina-se anemia. A carência de ferro é a causa mais comum de anemia (anemia ferropênica), durante a gestação o consumo aumenta e ocorrem estados anêmicos, constatada esta alteração sanguínea, medicamentos como sulfato ferroso são indicados pelo médico, verifique bulas de medicamentos. Anemia também é uma doença que causa parto prematuro e deve ser corrigida com uma dieta ideal para gestantes.