Recentemente foi divulgado por alguns meios de comunicação sobre o poder da hortelã no combate a doenças parasitárias “verminoses“, gostaria de parabenizar a equipe de pesquisadores e deixar um aviso para os usuários.
Antes de mais nada, quero parabenizar a equipe que estudou a planta, acreditando na sabedoria popular que já mencionava os benefícios da hortelã. Os estudos realizados pela UNB com apoio da Embrapa descobriram, ou confirmaram as descobertas dos povos mais antigos, a hortelã deve ser usada para combater “vermes”.
A substância óxido de piperitenona é eficaz contra protozoários – amebas (Entamoeba histolytica) e giardia, muito comuns no nosso país, principalmente em regiões onde não existe uma rede de esgoto eficiente. No laboratório é frequente encontrarmos amebas e giardias nas fezes de muitos pacientes quando é feito o exame EPF, parasitológico de fezes.
Da maneira como alguns meios de comunicação divulgaram a notícia sobre o resultado da pesquisa, fica a impressão de que a hortelã elimina todos os “vermes” parasitas intestinais, mas não é bem assim, o óxido de piperitenona age sobre amebas e giardia, além deste, ainda temos vários parasitas intestinais que podem ser encontrados nas fezes, os helmintos, Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura, ancilostomideos, e outros que também causam doenças parasitárias importantes mas que não sofrem ação efetiva da substância presente na hortelã, não eliminando estes “vermes”, por isso, gostaria de alertar para que pessoas que fazem uso da planta como forma de tratamento para parasitoses intestinais devem estar atentas a este fato, podem estar pensando que eliminaram os parasitas, e na verdade apenas alguns deles sofreram o ataque do óxido de piperitenona, enquanto para as outras espécies, os medicamentos usados para eliminá-los são outros.
A hortelã ganha um espaço no canteiro de plantas medicinais que cultivo. Para aqueles que desejam saber mais sobre as características e diferenças da planta:
A olho nu não é possível para o leigo diferenciar Mentha spicata e Mentha x villosa de outras hortelãs, que são extremamente parecidas. Mesmo assim, há algumas características próprias da planta. As folhas são rugosas e têm poucos pelos. Podendo ser usada como condimento no prepara de alimentos ou como chá. Para melhor identificar a planta veja outras dicas e também para preparo do chá.
A pesquisa no Brasil deve ser tratada com mais atenção por parte dos governantes, nossas plantas guardam muitas riquezas, soluções para muitos problemas de saúde, a preços baixos, como a equipe de UNB, muitos outros pesquisadores aguardam recursos financeiros para desenvolverem importantes projetos.
Noventa´por cento de todos esses casos, são adquiridos pela falta de higiene..,Principalmente a giardiase, é necessário higienizar as mãos antes das refeições, principalmente..
ola boa noite, qual o link desse estudo
Assim igual o Ruan sinto dores abdominais e inchaço na barriga e um bolo move-se em meu estomago ,sinto vontade de comer algo e quando estou com muita fome quando me alimento eu sinto algo mover-se em meu corpo as vezes nas pernas nas costos nos braços em todo o corpo,e no estomago esse bolo mexe e faz muito barulho,e quando estou com fome minha barriga faz uns barulhos desconfortantes que passo vergonha quando tem pessoas por perto,ha uns 14 anos atraz fiz uma tumografia computadorizada e deu solitaria na cabeça os medicos falaram que nao tinha problemas ja que… Read more »
eu tenho 20 anos e sempre fico com um bolo na garganta que incomoda muito o que eu faço isso também é uma verme e qual .lilia
Olá, meus sintomas não dores no abdome, ânsia de vômito, dores barrigas constantes, eu já tomei bastantes tipos de remédios só que pelo o que eu vi, não solucionou o meu problema, tomei o Albendazol, ANNITA e outros tipos de remédios, eu tenho 18 anos e já fiz de tudo engordar eu não consigo, quando eu aperto com força a minha barriga eu sinto que tem algo que meche la dentro, e com certeza isso é um verme… O que eu faço para acabar com isso? Estou sofrendo muito, desde já alguem me ajuda?
pode informar se a infusão de hortela altera o óxido de piperitenona? a paz Magda – Farmaceutica
oi!!!! meu filho de 2 anos esta reclamando coçeira no ânus, eu ja dei o pyr pan para ele duas vezes com o intervalo de sete dias, e tambem usei a pomada thiabendazol, mas ele ainda continua reclamando. o que devo fazer para resolver esse problema???
Heloisa, veja detalhes em http://www.unbciencia.unb.br/biologicas/19-agronomia/361-hortela-combate-parasitoses-intestinais
Parabéns pelo seu trabalho!!!! Essa por exemplo foi uma matéria muto clara e de muita utilidade! Era justamente isso que eu queria saber, se elima essa ameba: Entamoeba histolytica.
Se souber e me disser quantos dias de tratamento são necessários no máximo, agradeço! A principio, tomarei o chá por nove dias e farei o exame.
É terrível que vários laboratórios aguardam recursos para desenvolverem importantes projetos como citados no comentário. Quem sabe uma matéria televisiva nesse sentido não surtisse efeito? Tenho um jornal que circula pelo sul do Espírito Santo, mas posso tentar viabilizar essa matéria em outras mídias, assim como no site que estamos montando.
Está muito difícil acabar tirar a ameba do meu intestino. Tomei erva de bicho, erva-de-santa-maria, secnidazol, metronidazol (flagyl). Por último hortelã batido com mel e depois sal amargo – deu melhor resultado, mas ainda, ouço alguns borbulhos dentro do intestino
Oi! Boa tarde! Estou sentindo fortes dores abdominais e já fiz de tudo para essas dores passarem. Fui ao médico e ele me diagnosticou como Giárdia e colite. Tomei remédio em dose única para verme e agora estou no tratamento com metronidazol. Só que estou tendo reações estranhas, como gosto de ferro na boca, náuseas e muita dor de cabeça e um pouco de confusão mental. gostaria de saber se são normais essas reações.
Bom, Creio que você sabe Silvano: O remédio que os médicos prescrevem para amebíase é uma “bomba atômica contra coelhos”, o Metronidazol. Uma substância neurotóxica que pode causar diversos males, incluindo neuralgias severas. A medicina tem verdadeira ojeriza contra medicamentos naturais, mas para o doente não importa. Importa a cura… Entre tomar Metronidazol e ter amebas, eu prefiro as amebas…Ou a hortelã.
Procure seu médico para consulta, e exames de sangue e fezes. Abraço.
Ruan, tem certeza que é verme? Mesmo depois de tantos remédios, de boa qualidade, como, albendazol e annita, e outros, como disse. Acredito que seja melhor esclarecer este problema antes, procure o posto de saúde do seu bairro, pode ser necessário exames e/ou US para averiguar. Abraço.
Magda, não tenho essa informação, vou ver se encontrar algo informo.
fantastica essa entrevista eu aprendir que os remedio natural te dar opotunidade de viver de novo pois curam e nao encomoda os outros orgaos…assim como os antibioticos que ajuda a uns e daneja outros!
essas informações sobre que a hortelã é um bom remedio para os vermes, mecheu muito comigo e com a minha familia tambem, e adoraria que continuace a ter esses tipos de informações, para que as pessoas, possam se curar com ervas medicinais, ao inves de ficar gastando dinheiro com remedios, que nem sempre ajudam as pessoas melhorarem
Ola… estou fazendo exame de fezes. ( PPF E CROLÓGICO FUNCIONAL)para ver se estou com verminose.
gostaria de saber, se; perda de peso, fezes com sangue, dor do lado esquerdo do intestino, são sintomas de verminose?
Antigos tinham razão, mais uma vez, http://migre.me/76O hortelã bom para vermes, mas…